ECO XXI: Santo Tirso é Município Amigo do Ambiente

19 Outubro 2017

BOAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS RECONHECIDAS PELA ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA

Santo Tirso é um dos municípios portugueses mais amigo do ambiente. Com uma classificação de 78 por cento, Santo Tirso foi distinguido com o galardão Eco XXI 2017, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, tendo conquistado a melhor pontuação, entre os 53 participantes, no indicador “Cooperação com a Sociedade Civil”.

“É um prémio que nos orgulha, porque reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara de Santo Tirso, no sentido de promover as boas práticas de sustentabilidade”, congratula-se Joaquim Couto.

Apesar dos bons resultados, o presidente da autarquia, reforça a vontade de ir mais além. “Para além dos 20 quilómetros de ciclovias que constam no nosso plano de mobilidade sustentável, vamos criar o provedor do ambiente, bem como brigadas verdes nas freguesias, e tentar recuperar a figura de guarda-rios", enumera, a título de exemplo.

Santo Tirso obteve 78 por cento no total de 21 indicadores de sustentabilidade analisados, destacando-se o indicador “Cooperação com a Sociedade Civil”, onde alcançou a melhor pontuação entre todos os 53 municípios participantes. Para além disso, Santo Tirso marcou ainda posição no top 5 nos indicadores “Promoção da Educação Ambiental por Iniciativa do Município”, “Emprego” e “Mobilidade Sustentável”.

O Eco XXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa desde 2005, e tem como objetivo a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Esta é a décima vez consecutiva que Santo Tirso recebe este galardão.