'Palcos' volta a trazer o teatro amador a Santo Tirso

26 Setembro 2017

INICIATIVA DECORRE DE 2 A 22 DE OUTUBRO, POR TODO O CONCELHO

O “Palcos” - Festival de Teatro Amador vai voltar a cena em Santo Tirso. Entre os dias 2 e 22 de outubro, a terceira edição da iniciativa, promovida pela Câmara Municipal e dinamizada pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, andará por várias salas do município, com espetáculos que vão da comédia aos musicais.

Fazer do Teatro Amador um Festival, com sala reservada em Santo Tirso. Promovido pela Câmara Municipal e dinamizado pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, o “Palcos” está de regresso ao Município para uma terceira edição, que promete primar pela qualidade dos seus espetáculos.

A Companhia de Teatro de Santo Tirso marcará o arranque da iniciativa no dia 2 de outubro, com uma performance de teatro a realizar na Feira Semanal, entre as 14h00 e as 15h30. Dois atores vão encarnar diferentes personagens e interagir com consumidores e feirantes, criando-se pequenos momentos de teatro concebidos, em boa parte, a partir do improviso.

Diversificado, o programa do “Palcos” inclui peças de diferentes géneros e para todos os públicos. A programação inicia com a Associação de Teatro Amador do Livramento (Funchal), no dia 4 de outubro, pelas 15h00, com a peça infantil “A Branca de Neve e a Bruxa Má”, na EB1 de Campinhos, na Agrela, e dia 7 de outubro, pelas 10h30, na Biblioteca Municipal.
Na sexta-feira, 6 de outubro, tem lugar, pelas 21h30, no Clube Thyrsense, o espetáculo de stand-up comedy “O Filho do Trolha” com o humorista madeirense João Pedro Ramos.

Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal, esta terceira edição é o consolidar de um festival de grande mérito. “Desde o primeiro ano desta iniciativa que o nosso objetivo é levar o teatro até junto das pessoas, e mostrar-lhes que este género cultural não se faz só em grandes palcos. Aproximar as pessoas da cultura e a cultura das pessoas é um trabalho contínuo e que não desconsideramos nas nossas políticas municipais”.

Entre as companhias de teatro presentes estarão A Tal- Associação de Teatro Amador do Livramento (Funchal), a Nova Comédia Bracarense, o Teatro Aviscena (de Vila das Aves) e o Pateo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz.

Os espetáculos terão lugar em diferentes locais do concelho, como a Escola EB1 de Campinhos, o Clube Thyrsense, o Auditório Engenheiro Eurico de Melo e os Centros Paroquiais de Monte Córdova e Reguenga.

Todos os espetáculos têm entrada livre. O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt  .