Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Ampliação da rede de esgotos arranca no próximo mês

25 Setembro 2017
Protocolo assinado entre c mara e aguas do norte 1 980 2500

DEPOIS DO CONCURSO PÚBLICO, OBRAS JÁ FORAM ADJUDICADAS

Vão arrancar, no próximo mês, as obras de alargamento da rede pública de esgotos no concelho de Santo Tirso. A empreitada foi adjudicada no valor de cinco milhões de euros e vai abranger 17 localidades, em especial as zonas do Vale do Leça e do Vale Nascente do Município. No total, são quase 70 mil metros de rede que será construída.

Volvidos quatro meses após a publicação em Diário da República da abertura do concurso público para a ampliação da rede pública de esgotos em Santo Tirso, as empreitadas foram, na semana passada, adjudicadas. Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Couto, finalmente “estão criadas as condições para as obras avançarem no terreno”.

O autarca lembra que as candidaturas a fundos comunitários estiveram “muito tempo bloqueadas, fruto dos constrangimentos provocados pelo anterior Governo do PSD/CDS-PP que ditaram sucessivos atrasos”, não permitindo que as câmaras pudessem ver os seus projetos no terreno mais rapidamente.

Só para se ter uma ideia, aponta Joaquim Couto, “era previsível que o concurso público para o alargamento da rede pública de esgotos no nosso concelho tivesse aberto em junho de 2016. Infelizmente, só foi aberto em maio deste ano, quase com um ano de atraso”.

O projeto de extensão da rede pública de esgotos foi desenvolvido em parceria pela Águas do Norte e a Câmara de Santo Tirso e vai abranger 17 localidades: Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Areias, Lama, Palmeira, Sequeirô, Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Refojos, Reguenga, S. Martinho do Campo, S. Mamede de Negrelos, S. Salvador do Campo, Roriz e Vilarinho.

As obras arrancam no próximo mês de outubro, sendo que a maior fatia de investimento está destinada à zona do Vale do Leça e do Vale Nascente. Estes quase 70 mil metros de nova rede pública de esgotos juntam-se ao investimento já realizado neste mandato, em 2014 e 2015, no valor de cerca de quatro milhões de euros. Na altura, foram construídos 50 quilómetros de rede pública de saneamento.

Com estas obras, o Município de Santo Tirso passará a ter a taxa de cobertura de rede pública de esgotos ao nível da média comunitária.

Partilhar
ColorAdd Icone