SANTO TIRSO VAI TER CASA DA JUVENTUDE

13 Setembro 2017

ESPAÇO DEDICADO AOS MAIS JOVENS VAI NASCER NO PARQUE DO RIBEIRO DO MATADOURO

Santo Tirso vai ter, pela primeira vez, uma Casa da Juventude. O projeto foi apresentado esta quarta-feira, 13 de setembro, no Parque do Ribeiro do Matadouro, onde será requalificado o edifício do antigo açougue para dar lugar ao novo espaço dedicado aos mais jovens. Um gabinete de apoio juvenil, espaços multidisciplinares e de coworking e ainda um estúdio de gravação musical são algumas das particularidades do projeto, idealizado com responsabilidade ambiental.

A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou esta quarta-feira aquele que, no futuro, será um dos espaços privilegiados para os jovens do concelho. A Casa da Juventude vai nascer no Parque Ribeiro do Matadouro, lugar onde vai ser requalificado o edifício do antigo açougue.
“Era um compromisso assumido desde 2013, e que será um espaço de convívio e diálogo entre os jovens, que aqui serão convidados a criar, a empreender, a participar, sendo, no fundo, um espaço de cidadania. Para além disso integrará um conjunto de valências, essencialmente viradas para a Juventude, como escritórios partilhados, um espaço de coworking, salas de música, salas de gravação e eventualmente algumas salas de formação para teatro e algumas artes”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.
O projeto de requalificação ficará a cargo do gabinete de arquitetura vencedor do concurso Internacional Europan 9, que também desenhou o Parque do Ribeiro do Matadouro. Assente no projeto está, segundos os arquitetos, uma grande responsabilidade ambiental.
“A Casa da Juventude está pensada como um conjunto de valências e de propriedades que tenham em conta o impacto mínimo no meio ambiente, inclusive a melhoria e a própria educação das pessoas. A formação ambiental também faz parte deste projeto”, explicou o arquiteto Gilberto Pereira.
O investimento, no valor de cerca de meio milhão de euros, faz parte de um amplo projeto de reformulação, que no futuro ligará o parque às margens do Rio Ave. “Iremos dar continuidade ao Parque do Ribeiro do Matadouro, que se estenderá até ao Rio Ave através de um acesso que permitirá valorizá-lo ainda mais”, acrescentou Joaquim Couto.
A Casa da Juventude ficará concluída em 2018, num espaço verde considerado pela World Landscape Architeture como uma das mais interessantes obras de arquitetura paisagista de todo o mundo.