Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

SANTO TIRSO VAI TER CASA DA JUVENTUDE

13 Setembro 2017
Casa da juventude 1 980 2500

ESPAÇO DEDICADO AOS MAIS JOVENS VAI NASCER NO PARQUE DO RIBEIRO DO MATADOURO

Santo Tirso vai ter, pela primeira vez, uma Casa da Juventude. O projeto foi apresentado esta quarta-feira, 13 de setembro, no Parque do Ribeiro do Matadouro, onde será requalificado o edifício do antigo açougue para dar lugar ao novo espaço dedicado aos mais jovens. Um gabinete de apoio juvenil, espaços multidisciplinares e de coworking e ainda um estúdio de gravação musical são algumas das particularidades do projeto, idealizado com responsabilidade ambiental.

A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou esta quarta-feira aquele que, no futuro, será um dos espaços privilegiados para os jovens do concelho. A Casa da Juventude vai nascer no Parque Ribeiro do Matadouro, lugar onde vai ser requalificado o edifício do antigo açougue.
“Era um compromisso assumido desde 2013, e que será um espaço de convívio e diálogo entre os jovens, que aqui serão convidados a criar, a empreender, a participar, sendo, no fundo, um espaço de cidadania. Para além disso integrará um conjunto de valências, essencialmente viradas para a Juventude, como escritórios partilhados, um espaço de coworking, salas de música, salas de gravação e eventualmente algumas salas de formação para teatro e algumas artes”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.
O projeto de requalificação ficará a cargo do gabinete de arquitetura vencedor do concurso Internacional Europan 9, que também desenhou o Parque do Ribeiro do Matadouro. Assente no projeto está, segundos os arquitetos, uma grande responsabilidade ambiental.
“A Casa da Juventude está pensada como um conjunto de valências e de propriedades que tenham em conta o impacto mínimo no meio ambiente, inclusive a melhoria e a própria educação das pessoas. A formação ambiental também faz parte deste projeto”, explicou o arquiteto Gilberto Pereira.
O investimento, no valor de cerca de meio milhão de euros, faz parte de um amplo projeto de reformulação, que no futuro ligará o parque às margens do Rio Ave. “Iremos dar continuidade ao Parque do Ribeiro do Matadouro, que se estenderá até ao Rio Ave através de um acesso que permitirá valorizá-lo ainda mais”, acrescentou Joaquim Couto.
A Casa da Juventude ficará concluída em 2018, num espaço verde considerado pela World Landscape Architeture como uma das mais interessantes obras de arquitetura paisagista de todo o mundo.

 

 

 

Casa da juventude 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone