Mês das vindimas celebrado com contos tradicionais na Quinta de Fora

29 Agosto 2017

CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE INICIATIVA “CONTOS NA EIRA”, DIA 08 DE SETEMBRO, PELAS 15H00

Contos tradicionais, temas populares e provérbios do cancioneiro português assinalam o mês das vindimas e desfolhadas, em Santo Tirso. Dia 08 de setembro, pelas 15h00, a Câmara Municipal promove a iniciativa “Contos na Eira”, que pretende avivar os momentos de convívio de outrora através da transmissão de contos populares portugueses. O local escolhido enquadra a tradição: a Casa da Eira, na Quinta de Fora.

Dia 8 de setembro, pelas 15h00, a Câmara Municipal de Santo Tirso convida a celebrar o mês das vindimas e desfolhadas, na Quinta de Fora. A Casa da Eira é o espaço escolhido para receber a iniciativa “Contos na Eira”, inserida no programa “De Conto a Conto”, promovido habitualmente pela autarquia.

“Contos na Eira” é um projeto enraizado nas memórias dos nossos avós e vivo no coração dos netos. Pretende avivar os momentos de convívio de outrora através da transmissão oral de contos populares portugueses, de lengalengas, provérbios, preces, adivinhas e canções tradicionais.

Num cenário alusivo a trabalhos numa eira, cada narrador apresenta um conto tradicional português. Na transição entre cada ponto, são cantados temas de diversas regiões do país e apresentadas lengalengas, provérbios, preces ou adivinhas do cancioneiro popular português.

A iniciativa tem a duração de 60 minutos, e destina-se ao público em geral. Inscrições através do e-mail biblioteca@cm-stirso.pt  ou do telefone 252833428.