Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Museu Internacional de Escultura Contemporânea

18 a 21 Maio 2018
Facebook   post 1 980 2500

2º ANIVERSÁRIO SEDE OFICIAL DO MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA

18 - 21 DE MAIO

 

18 MAIO
10h00 — 17h30 | Sala dos Serviços Educativos do MIEC
Oficinas lúdico-pedagógicas | Público escolar

FAZ A TUA PRÓPRIA ESCULTURA
No Museu Internacional de Escultura Contemporânea as esculturas são feitas de diversos materiais, umas de madeira, outras de pedra e algumas em aço. Nesta oficina, é proposto às crianças que utilizem um material completamente diferente: a esferovite. No entanto, primeiro é necessário pôr mãos à obra e fazer pasta de esferovite, combinando ingredientes improváveis. Será divertido e talvez… Um pouco pegajoso.
Duração: 90 minutos | Público-alvo: 1º ao 3º ciclo, público com necessidades especiais

PINTA O PASSADO
Quando visitamos um museu de arqueologia, o que é que vemos? Pedras e pedrinhas, moedas grandes e pequenas, pedaços de vidro e até ossos… Mas principalmente cerâmica: vasos, potes, potinhos, jarros e pratinhos e alguns até estão em pedacinhos. Alguns são lisos, outros decorados, mas os mais bonitos de todos são os pintados. Nesta oficina, as crianças vão pintar o seu próprio vaso, dando asas à imaginação para a criação de uma pequena obra de arte.
Duração: 90 minutos | Público-alvo: Jardim de Infância ao 1º ciclo

 

14h30 e 16h00 | Auditório do MMAP

Espetáculo “Catabrisa” | 6 > 10 anos
Um menino, em tudo igual a todos os meninos, vive as maiores aventuras de sempre: a aventura da curiosidade, do desejo, da descoberta, do espanto, da invenção, a aventura de quem nasce e cresce com o corpo e a mente aos rodopios. Do livro Catavento (Eterogémeas), nasceu um espetáculo: Joana Providência encenou e coreografou, Manuel Cruz musicou, Luís Mendonça desenhou cenografia e figurino, Emílio Remelhe escreveu e Filipe Caldeira interpretou. Juntos criaram um espaço de ideias em forma de sensação, um lugar de sensações em forma de gesto, um sítio de gestos em forma de som, um mapa de sons em forma de sombra, um mundo de sombras em forma de história para todos. Para todos verem, ouvirem, sentirem e pensarem com a forma de ver, ouvir, sentir e pensar de cada um.

18h30 | MMAP
Conferência com Fernando José Pereira “Do tempo e das imagens necessárias. Notas a partir da exposição Contrato (a tempo indeterminado)” | Público geral

 

19 MAIO
10h00 — 17h30 | Sala dos Serviços Educativos do MIEC
Oficinas lúdico-pedagógicas | Público geral

DE FIO A PAVIO
Se hoje em dia para ter uma peça de roupa basta comprá-la, tempos houve em que era necessário primeiro tecê-la. Utilizando um pequeno pedaço de cartão e linha, vamos improvisar um pequeno tear que possibilita os participantes desta atividade ter uma ideia do trabalho realizado por gerações anteriores.
Duração: 90 minutos | Público-alvo: Famílias

ESCULTURA DE SABÃO
Não há sítio melhor para fazer esculturas do que no Museu Internacional de Escultura Contemporânea. No entanto, nesta atividade os participantes vão poder explorar um material de uso diário de uma forma diferente, criando uma escultura de sabão, que os vai fazer olhar a arte numa nova perspetiva.
Duração: 90 minutos | Público-alvo: Famílias

KIRIGAMI
Através das técnicas ancestrais de dobragem e corte de papel, os participantes desta oficina vão poder transformar uma folha de papel num pequeno edifício.
Duração: 90 minutos | Público-alvo: Famílias

10h30 e 15h00 | Auditório do MMAP

Espetáculo “Catabrisa” | 6 > 10 anos

21h00
“Uma Escultura para Santo Tirso” de Pedro Cabrita Reis, performance audiovisual “Co/Lapse” Co/Lapse é uma performance audiovisual composta por vários fragmentos musicais que vão sendo expostos por ordens cronológicas imaginárias, numa narrativa que é construída pelas diversas associações individuais que são feitas pelo público. A matéria-prima, tal como na obra de Pedro Cabrita Reis, é a dureza do tijolo e do cimento, que serão utilizados aqui como elementos de edificação e destruição de formas e motivos sonoros.

 

20 MAIO
10h00 – 17h30 | Sala dos Serviços Educativos do MIEC
Oficinas lúdico-pedagógicas | Público geral

21h30 | Largo Abade Pedrosa
Concerto “Os Portugueses” de Rodrigo Leão
Em 2018, Rodrigo Leão comemora 25 anos de uma notável carreira a solo que atravessou fronteiras e lhe granjeou enorme popularidade por todo o mundo. 25 anos de música: uma ocasião única, comemorada com um ano muito especial, cheio de projetos de palco e de estúdio que refletem a multiplicidade do talento de Rodrigo Leão.
A comemoração dos 25 anos conta com a versão revista e atualizada do concerto Os Portugueses, que olha para a carreira de Rodrigo Leão a partir da língua portuguesa. Trata-se de uma escolha das composições de Rodrigo cantadas em português que se tornaram em alguns dos seus temas mais amados, a par de clássicos instrumentais que sublinham a indefinível portugalidade da sua inspiração melódica.
Em palco, Rodrigo far-se-á acompanhar por um(a) cantor(a) convidado(a) e por uma formação ancorada num naipe de cordas (violino, violoncelo e viola), bem como por um multi-instrumentista que lhe permitirá reproduzir em palco os múltiplos ambientes sonoros das gravações originais.
Esta nova versão do concerto Os Portugueses continua a contar com temas instrumentais escritos por Rodrigo para a série televisiva de Joana Pontes e António Barreto Portugal, um Retrato Social, e será igualmente acompanhada em palco com projeções de imagens da série. Em junho, Os Portugueses dará igualmente origem a uma edição discográfica que, com este mesmo nome, incluirá novas gravações dos temas que fazem parte do alinhamento de palco, com a participação de algumas das vozes convidadas com que Rodrigo trabalhou ao longo da sua carreira. Este novo lançamento incluirá igualmente a banda-sonora restaurada de Portugal, um Retrato Social que terá igualmente uma edição especial (CD/DVD) com imagens.

 

21 MAIO
10h00 — 17h30 | Sala dos Serviços Educativos do MIEC
Oficinas lúdico-pedagógicas | Público escolar

Facebook   post 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone