Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Exposição "Escultura Íntima", de Miquel Navarro

14 Outubro 2016 a 15 Janeiro 2017
Miec mn poster a3 promo 01 1 980 2500

EXPOSIÇÃO “ESCULTURA ÍNTIMA”, DE MIQUEL NAVARRO
14 OUTUBRO 2016 – 15 JANEIRO 2017
MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA

 

A “cidade” de Miquel Navarro, quer na pintura como na escultura, ao contrário do que possa sugerir a rigidez das composições, conforma uma paisagem idealizada, uma espécie de arqueologia do imaginário, que transmite múltiplas dimensões. Na sua arte surge refletida uma memória de tempos pretéritos e emerge um território surrealista, fantástico e metafísico, unindo no mesmo cenário uma forma particular de percepcionar o mundo e a expressão onírica dos seus poemas com formas escultóricas.

 

Miquel Navarro nasceu em Valência, Espanha, onde atualmente vive e trabalha. Entre 1964 e 1968 frequentou a Escola Superior de Belas Artes de San Carlos, começando a praticar e criar escultura no início da década de 70. Em 1973 criou a primeira da sua série de cidades, “La Ciutat 1973-1974”.Ao longo da sua carreira participou em diversas exposições coletivas e individuais em vários países, destacando – se a exposição que realizou em 2005 no Instituto Valenciano de Arte Moderna, na sequência da qual doou ao instituto mais de quinhentas obras representativas do seu percurso. Em 1986 recebeu o Prémio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura Espanhol e no mesmo ano representou a Espanha na 42ª Bienal de Veneza.

 

VISITAS GUIADAS:

Uma cidade a teus pés.
Como nasce uma cidade? Como se organiza? Qual a diferença entre um espaço de habitação, de lazer ou de circulação?
Uma cidade a teus pés é uma oficina de imaginação e exploração escultórica onde, inspirados pela obra do escultor espanhol Miquel Navarro, iremos construir a nossa cidade imaginária. Os participantes serão convidados a inventar volumes, imaginar modelos de organização urbanística, transformar escalas e descobrir uma infinidade de formas e composições lúdicas em permanente mutação.

Público-alvo: ensino básico (1º,2º e 3º ciclo)
Funcionamento: 2h duração
Lotação: 20-25 participantes

Visitas orientadas arte-arqueologia-arquitectura: Sessões facilitadas pela equipa do Museu permitindo aprofundar o conhecimento sobre os respectivos acervos museológicos. Estes percursos tomam como centro da sua atenção as exposições patentes em ambos os Museus, articulando de forma integrada conteúdos transversais que vão desde a arte contemporânea à arqueologia passando pela arquitectura, procurando ajudar-nos a conquistar a liberdade de questionar e partilhar percepções recorrendo a dinâmicas de jogo e pequenas experiências lúdicas.

Público-alvo: ensino pré-escolar, básico (1º,2º e 3º ciclo), secundário e adultos
Funcionamento: 1h duração
Lotação: 20-25 participantes

Visitas orientadas Parque escultórico: Percursos com duração de 2 horas por algumas obras significativas do acervo de escultura contemporânea ao ar livre, disseminado pelos espaços verdes da cidade de Santo Tirso.

Público-alvo: ensino básico (3º ciclo), secundário e adultos
Funcionamento: 2h duração
Lotação: 20-25 participantes

 

Entrada gratuita.

Partilhar
ColorAdd Icone