Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Mercado Nazareno

25 a 28 Março 2016
20140001 cmst mn suportes site e.01 1 980 2500
MERCADO NAZARENO
25-28 de março
Praça 25 de Abril

O Mercado Nazareno é uma celebração do tempo pascal. Num recinto cujo cenário recorre a alguns símbolos de outrora e com recurso a atores e figurantes, faz-se a recriação histórica dos últimos instantes da vida de Cristo, bem como de algumas personagens bíblicas.
Mas o Mercado proporciona ainda outras experiências. As bancas de venda de artesanato e produtos tradicionais, a área de diversão infantil, a exposição/mostra de animais vivos, e o complexo decor do recinto, a lembrar uma típica aldeia da época, concorrem por um imaginário que evoca um tempo passado. O caráter lúdico, em associação com rigor dos acontecimentos histórico/religiosos, conferem a este evento uma dimensão singular.



PROGRAMA

25 DE MARÇO, SEXTA-FEIRA - 10h00 às 22h30

11h00 - A vida na aldeia - Artes e ofícios, rotinas e rituais, incluindo os cuidados indispensáveis aos animais presentes na aldeia.
15h00 - Leitura do "Termo de Abertura" do MN
15h10 - Voo do Falcão
15h30 - "O Batismo" - Jesus é batizado por João Batista
Local: poço
16h00 - "Os Dois Devedores" - Jesus é convidado a visitar a casa de um Fariseu ... uma mulher surge com uma oferenda.
Local: Aldeia de Canaá
17h00- "O Pão Sagrado" - Enquanto Jesus anuncia a palavra sagrada de Deus, o povo que o segue tem fome... acontece o milagre da multiplicação do pão.
Local: Aldeia de Canaá
18h00 - "Chegada a Jerusalém" - Jesus montado no dorso de um burro, chega a Jerusalém e é recebido pelo povo em aclamação, rodeado por folhas de palmeira. Os soldados capturam Jesus para o apresentarem a julgamento. Os Fariseus, incapazes de tomarem tal decisão, deixam a Pontius Pilatus a responsabilidade de o julgar.
Local: Mercado Nazareno
19h00- "Barrabás" - Pilatus declara ao povo, que César concede, no período de Páscoa, autonomia para escolherem dois prisioneiros. Só um sairá em liberdade...
Local: Acampamento Romano
21h30 - "Via Sacra" - Jesus carrega a cruz até ao calvário, ao longo do percurso da Via Sacra ocorre a "Despedida de Maria", a "Intervenção de Verónica" e "Ordem de ajuda para carregar a cruz".
Local: Rua da Cidade
22h30 - "Crucificação" - Jesus é crucificado ao lado de dois ladrões.
Local: Calvário


26 DE MARÇO, SÁBADO - 11H00 às 22H30

11h00 - A Vida na Aldeia - Artes e ofícios, rotinas e rituais, incluindo os cuidados indispensáveis aos animais presentes na aldeia.
14h30 - "Recolha e Enterro" - Jesus jaz nos braços de Maria. Os soldados entregam o corpo de Jesus aos Apóstolos e estes transportam o corpo para o prepararem para a sepultura.
Local: Calvário e Túmulo
15h00 - Voo da Ave de Rapina
16h30 - "Dor de Mãe" - Maria chora prostrada em frente ao túmulo de Jesus. Entes próximos consolam Maria e recordam alguns milagres realizados pelo seu filho: "a cura do menino possuído pelos demónios".
Local: Túmulo
18h00 - "As vestes de Cristo" - No calvário fica abandonada uma veste de Jesus. Três soldados romanos, de guarda ao local, vão disputar a posse da mesma.
Local: Calvário
21h00 - "Parábola do Trigo e do Joio" - Jesus na sua missão evangélica, com frequência recorria às parábolas com o intuito de tornar mais acessível a mensagem de Deus.
Local: Poço


27 DE MARÇO, DOMINGO - 11H00 às 22H30

11H00 - A vida na Aldeia - Artes e ofícios, rotinas e rituais, incluindo os cuidados indispensáveis aos animais presentes na aldeia.
14H30 - "Ressurreição" - Madalena dirige - se ao túmulo que está aberto. Contudo, não encontra ali o corpo de Jesus. Chama os Apóstolos que, incrédulos, partilham o "pano" entre eles.
Local: Frente ao Túmulo
15h00 - Voo da Ave de Rapina
17h30 - "O Bom Samaritano" - Um mercador judeu é assaltado e agredido. Sozinho, com dores e muito mal tratado, é abandonado... Alguém será suficientemente misericordioso para o salvar?
Local: Calvário e aldeia de Canaá
21h30 - "Aparição" - Num grande clarão, Jesus aparece ao povo, deixando - lhe uma bela mensagem.
Local: Calvário


28 DE MARÇO, SEGUNDA-FEIRA - 10H00 às 19H00

11h00 - A vida na Aldeia - Artes e ofícios, rotinas e rituais, incluindo os cuidados indispensáveis aos animais presentes na aldeia.
11h00 - "Palavras de Deus" - Reunidos, os apóstolos murmuram sobre o vazio deixado por Jesus e a desorientação que sentem sem a presença dele. Cristo comunica-lhes que não devem temer, pois ele os acompanhará para todo o lado. A missão dos Apóstolos é dar continuidade ao "trabalho" iniciado por Jesus. Conscientes do perigo, mas confiantes dos desígnios de Deus Todo O Poderoso, separam - se e partem.
Local: Poço
15h30 - "A Mulher Samaritana" - A Samaritana tem sede e toma a direção do poço para beber água. Fica surpreendida quando Jesus lhe dirige a palavra, pedindo - lhe um copo de água.
Local: Poço
16h30 - "Cornélio, o Centurião" - Pedro aceita o convite para visitar a casa do centurião romano. A receção a Pedro, na casa do anfitrião, é surpreendente. 
Local: Acampamento
17h00 - Voo da Ave de Rapina
17h30 - "A Última Ceia " - Num flashback, esta peça recorda o momento em que Jesus convida os seus discípulos para uma ceia. Estes não suspeitam tratar - se da última ceia, na companhia de Jesus Cristo.
Local: Aldeia de Canaá

20140001 cmst mn suportes site e.01 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone