Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Exposição "The Corner"

18 Maio 2014 a 20 Julho 2014
Internet 1 980 2500

A exposição de fotografia “The Corner” está patente no Museu Municipal Abade Pedrosa entre 18 de maio e 20 de julho. Cerca de duas dezenas de obras, com 100 imagens, compõem a mostra de João Batista. O autor nasceu em Aveiro, em 1963, é licenciado em Engenharia Geográfica, mestre em Ciências e Tecnologias da Informação e doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. É professor na Universidade de Aveiro, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração, e investigador do centro de CETAC.MEDIA.

O seu percurso fotográfico inicia-se por altura de 1990, tendo sido retomado em 2004, data a partir da qual este interesse se desenvolve. Esta atividade é encarada como uma forma de expressão pessoal, das suas interrogações e da sua busca das respetivas respostas, que procura partilhar como um ato de cidadania.

Numa época em que os meios de conceção e reprodução de imagem são tão diversificados e que têm vindo a alterar por completo a nossa relação com a imagem, a obra de João Batista leva-nos a uma reflexão sobre o estatuto da fotografia, que atravessa a história da pintura e da arte. As fotografias em mostra vão do focado ao desfoque total, o nosso olhar pode resgatar um conjunto de memórias ou focar-se num pormenor. O desfoque propositado apresenta-se como uma tentativa de tornar a imagem infinita, numa reflexão sobre o carácter transitório da nossa vivência. Ainda segundo a fotógrafa Sílvia Pinto Costa “as imagens de João Batista refletem um método rigoroso de observação fruto de um trabalho de grande observação e contemplação”.

A organização desta exposição coube à Câmara Municipal de Santo Tirso, no seu contínuo desígnio de proporcionar eventos dedicados às diversas expressões artísticas contemporâneas. “O trabalho de Joao Batista, cujo projeto revela uma profunda densidade concetual e riqueza plástica, insere-se na linha programática do Museu Municipal Abade Pedrosa”, realça o presidente da autarquia, Joaquim Couto, lembrando que “é um facto reconhecido que na trajetória do museu, inaugurado em 1989, se identifica uma forte vocação de apoio e promoção das artes plásticas, em particular de autores cujos projetos comportem aspetos inovadores e evidenciem as qualidades intrínsecas ao processo criativo”.

A exposição “The Corner”  pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, e ao fim de semana, entre as 14h00 e as 19h00. A entrada é gratuita.

Internet 1 980 2500
Partilhar
ColorAdd Icone