Volta a Portugal em bicicleta regressa a Santo Tirso

03 Maio 2014

A autarquia liderada por Joaquim Couto e a PODIUM, empresa organizadora da prova, assumiram um acordo que prevê a passagem da caravana pela cidade e a chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção no final de uma das etapas da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros. É o regresso do município de Santo Tirso ao percurso da Volta a Portugal em bicicleta.

Com um historial de presenças na Volta muito recente, a primeira aconteceu em 1994, Santo Tirso tem estado arredado da competição desde 2011, mas, no próximo mês de agosto, vai reviver momentos apoteóticos quando o pelotão atravessar a cidade, pouco antes de iniciar a subida ao ponto mais alto da freguesia de Monte Córdova, debruçada sobre Santo Tirso.

A meta estará instalada perto da monumental basílica, em honra de Nossa Senhora da Assunção, onde os entusiastas do ciclismo se têm concentrado em grandes romarias sempre que as etapas ali terminam. Depois do esforço, o pelotão poderá repousar no alto do chamado Monte Córdova e desfrutar de uma deslumbrante paisagem panorâmica sobre a cidade.

“Entendemos que este evento desportivo de âmbito nacional tem particular interesse para o município, dado que permite dar a conhecer ao resto do país as riquezas culturais, gastronómicas, naturais e turísticas do concelho”, justifica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, realçando que a Volta “acabará por proporcionar o desenvolvimento económico, designadamente o comércio local, com a grande afluência de pessoas não residentes no concelho”.

Já Joaquim Gomes, diretor de prova, enaltece o regresso de Santo Tirso à Volta, considerando um privilégio ter à disposição um final de etapa tão característico. “Apesar do curto historial na competição, Santo Tirso constitui-se já como um dos mais importantes palcos do evento. A enorme adesão popular, quer na cidade, quer na escalada ao Monte Córdova tornam esta etapa muito especial. Não sendo alta montanha, acredito que o restrito lote dos primeiros corredores a chegar ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção ficará ‘abençoado’ para o resto da Volta.”

Esta será a sétima vez no historial da mais importante prova do ciclismo nacional que Santo Tirso receberá um final de etapa. A 76ª edição da Volta a Portugal Liberty Seguros realiza-se entre 30 de julho e 10 de agosto.