Viva a Rua desafia a população a experimentar ruas sem carros

19 Março 2022

INICIATIVA ARRANCA NO DIA 26 DE MARÇO

Santo Tirso vai viver, no dia 26 de março, o primeiro de três sábados em que a população será desafiada a experimentar as ruas centrais da cidade sem carros, no âmbito da iniciativa “Viva a Rua”.

Nos dias 26 de março, 28 de maio e 30 de julho, o trânsito e o estacionamento no eixo central da cidade serão suspensos, dando lugar à vida nas ruas, no âmbito de uma iniciativa coordenada pela Câmara Municipal e que irá incluir um programa de atividades organizado com a população, o comércio e organizações locais.

As artérias envolvidas serão a Praça Camilo Castelo Branco, a Praça Conde de S. Bento, a Rua de José Luís de Andrade, o Largo do Coronel Baptista Coelho e a Rua Dr. António Augusto Pires de Lima.

Segundo o presidente da autarquia, Alberto Costa, “o objetivo é desafiar as pessoas a experimentarem como seria se abdicassem de trazer as suas viaturas até ao eixo central da cidade e optassem por usufruir destas ruas a pé ou de bicicleta”.

“Esta é uma experiência que visa a sensibilização da população e que está a acontecer em toda a Europa, onde as cidades procuram soluções para devolver espaço urbano às pessoas, revitalizando os centros, estimulando a mobilidade ativa e o uso do comércio local, reduzindo a poluição e o ruído e, no fundo, tornando as ruas e as cidades muito mais inclusivas”, acrescenta.

A iniciativa “Viva a Rua” resulta, precisamente, da integração de Santo Tirso na rede de cidades europeias URBACT – Thriving Streets (Ruas Prósperas), que tem fomentado experiências idênticas em vários países.

O primeiro sábado dedicado ao “Viva a Rua” será já no próximo dia 26 de março e vai incluir um programa de atividades que se estenderá entre as 10h00 e as 18h00.

A Praça Camilo Castelo Branco será “palco” dos Mercados & Mostras Urbanos – Bazar d’Artes & Ofícios e, ainda, de momentos para a degustação de Vinho Verde, Licor de Singeverga e Licor de Rosas. Ao longo de todo o dia, decorrerá em simultâneo a mostra coletiva situArte.

Na Praça do Conde de S. Bento terá lugar uma experiência de golfe, em que a população será convidada a experimentar esta modalidade, bem como aulas para aprender a andar de bicicleta, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo. No local, haverá ainda um espetáculo de dança da CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.

A Rua de José Luís de Andrade estará inteiramente dedicada aos jogos tradicionais, numa ação dinamizada pelos agrupamentos de escuteiros.

No Largo do Coronel Baptista Coelho vai ser possível experimentar bicicletas elétricas, no âmbito do serviço PEDALA. Haverá, ainda, uma Oficina Experimental de Educação Ambiental e um bar de águas aromatizadas.

A Rua do Dr. António Augusto Pires de Lima estará dedicada a aulas de spinning, para as quais os interessados deverão inscrever-se nos ginásios Breakgym, D’Alma e Corpo e Ginásio Alive. No mesmo local estará a decorrer a exposição Ruas Vivas Pela Europa Fora.

Consulte o programa completo e respetivos horários AQUI.