Vencedores do Rebelpin revelados no Portugal Fashion

13 Outubro 2022

CRIAÇÕES DOS FINALISTAS FORAM APRESENTADAS, ESTA QUARTA-FEIRA, NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA VITÓRIA, NO PORTO

A sueca Lisa Ivarsson e a portuguesa Marta Costa foram as duas vencedoras da edição 2022 do concurso de moda europeu Rebelpin. Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, enquanto membro da ACTE – Associação das Coletividades Têxteis Europeias, o Rebelpin tem como objetivo estimular a criatividade e a herança têxtil dos seus membros, dando aos jovens designers a oportunidade de contactarem com a indústria da moda.

Sob o tema “Genderless, anywhere, anytime”, cada um dos 10 designers finalistas, oriundos de Portugal, Espanha, Suécia e Polónia, apresentou três looks, que foram avaliados por um júri europeu.

Lisa Ivarsson foi a grande vencedora do prémio do júri. A jovem designer sueca recebeu um cheque no valor de cinco mil euros das mãos do vice-presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Nuno Linhares, em representação da vice-presidência Portuguesa da ACTE – Associação das Coletividades Têxteis Europeias.

Lisa arrancou com a marca própria em 2019, contando já com três coleções. Aos 31 anos, esforça-se para fazer roupas transformacionais e funcionais que podem ser usadas em todas as ocasiões, no ioga, no trabalho ou em festas.

Quanto ao prémio do público, no valor de dois mil euros, foi para uma das seis finalistas portuguesas, Marta Costa. A jovem designer de 23 anos é de São Félix da Marinha e usa a identidade no trabalho como um antagonismo entre uma estética punk sem gênero, combinada com elementos da sua infância. O trabalho destaca-se pelo uso de textos com mensagens de protesto, estampas e atenção aos detalhes.

O desfile e entrega dos prémios aconteceu no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, integrado na edição do Portugal Fashion 51, com a presença de cerca de 300 convidados, entre designers, empresários, jornalistas nacionais e internacionais e entidades do mundo da moda e do têxtil.

No final do desfile, o município de Santo Tirso promoveu, ainda, um momento de networking entre os designers, os representantes da indústria internacional da moda e dos têxteis e os empreendedores e Start-up’s do Hub da Fábrica de Santo Thyrso.

Marta Costa venceu o prémio do público