Vale do Leça ganha relvado sintético em Refojos

30 Setembro 2019

CÂMARA DE SANTO TIRSO INVESTE CERCA DE 300 MIL EUROS

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, anunciou esta segunda-feira a beneficiação do Campo de Futebol de Refojos, que será equipado com relvado sintético. O investimento ronda os 300 mil euros e as obras deverão arrancar no início do ano.

“Depois de investimentos anteriores na Zona Nascente e Além Rio, era mais do que justa a criação de um relvado sintético no Vale do Leça, sendo que o Parque Desportivo de Refojos tem uma localização central”, explicou Alberto Costa na conferência de imprensa desta manhã, realçando o “excelente diálogo” que tem existido entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia e que culimou neste entendimento.

O autarca lembrou ainda que se trata de “dar continuidade” ao investimento que tem sido realizado na área do Desporto, frisando que, desde 2013, “este é o sexto relvado sintético que será colocado no Município de Santo Tirso, com vista a melhorar as condições para os praticantes”. E, para além dos números, apontou, esta aposta é muito importante, uma vez que contribui para fomentar o aparecimento da área de formação. “A criação de camadas jovens por parte das associações desportivas e clubes locais é de extrema importância. A Câmara, ao criar condições para que isso aconteça, está desta forma a fomentar a prática do exercício físico”, aludiu Alberto Costa.

Uma visão partilhada pelo presidente da União de Freguesias de Carreira/Refojos, Luciano Cruz, que se mostrou expectante quanto à captação dos mais jovens “Será uma mais valia para a juventude e, quem sabe, uma maneira de atrair pessoas de fora”, realçou, recordando que o Parque Desportivo de Refojos já tinha sido, em 2017, alvo de um investimento de cerca de 35 mil euros por parte da Câmara de Santo Tirso, que permitiu requalificar os balneários e a sala polivalente.

Com um investimento de cerca de 300 mil euros, a obra inclui a instalação de relva sintética de terceira geração, com fibras monofilamentares, que ateste a possibilidade de certificação FIFA Quality e FIFA Quality Pro; relvado sintético com marcações para futebol de 11 e de 7; fornecimento e colocação de material desportivo (balizas, bandeirolas, cabine técnica, entre outros) e revisão da iluminação pública.

O campo, propriedade da União de Freguesias de Carreira/Refojos é utilizado, atualmente, pela Associação Desportiva de Refojos e a Associação Desportiva de Tarrio, ambas no Campeonato Concelhio de Futebol – AFAST.