Vacinação gratuita abrange cinco vezes mais crianças em Santo Tirso

29 Março 2017

CÂMARA APROVOU POR UNANIMIDADE ALARGAMENTO DA MEDIDA

Todas as crianças de Santo Tirso com idade até aos dois anos vão passar a tomar gratuitamente as vacinas Rotarix e Rotateq. A medida da Câmara, integrada no Plano Municipal de Saúde, foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal.

A atribuição de vacinas a crianças até dois anos passa a ser universal. Até agora, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “apenas as famílias em situação económica e social vulnerável eram abrangidas por esta medida, que é inédita em Santo Tirso”.

Consideramos, acrescentou, que era possível ir mais longe neste apoio, uma vez que estas vacinas são quase sempre recomendadas pelos pediatras. “Queremos que, a partir de agora, essa mesma medida passe a ter um caráter geral e universal, e que beneficie todas as famílias do município com filhos até aos dois anos”, realçou Joaquim Couto, na declaração politica lida na reunião pública de câmara que decorreu na passada quinta-feira, no Centro Escolar de Arcozelo, em Água Longa.

Com esta medida, a vacinação gratuita na primeira infância vai chegar a cinco vezes mais crianças residentes em Santo Tirso. Esta é apenas uma das medidas inseridas no Plano Municipal de Saúde, que reúne 85 instituições do concelho, nomeadamente juntas de freguesia, o Centro Hospitalar do Médio Ave, Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso/Trofa, bombeiros, IPSS, Cruz Vermelha, Misericórdia, farmácias, clínicas, óticas, entre outras.

Para o autarca, a vacinação gratuita faz parte de um abrangente pacote de amortecedores sociais, postos em prática pelo executivo municipal desde o início do mandato: “O nosso programa de vacinação constitui um claro sinal de que trabalhamos no sentido de criar condições para promover a natalidade no concelho. Esta é uma contribuição direta para aumentar o rendimento disponível das famílias”.

No âmbito de um Plano Municipal de Saúde único na Área Metropolitana do Porto, o Município de Santo Tirso vai disponibilizar, para além das vacinas gratuitas, um pacote de medidas na área da saúde oral, visual, física, alimentar e mental, destinadas às famílias mais desfavorecidas.