Vacina da gripe gratuita nas farmácias tem novo público-alvo

16 Novembro 2021

PROGRAMA “VACINAÇÃO SNS LOCAL” ABRANGE APENAS UTENTES ENTRE OS SEIS MESES E OS 64 ANOS DE IDADE, COM PATOLOGIAS ASSOCIADAS

Na sequência de uma nova circular informativa do Infarmed e da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre as condições para dispensa e administração da vacina contra a gripe sazonal nas farmácias, o contingente de vacinas destinado ao “Programa SNS Vacinação Local” de Santo Tirso passa a ter como únicos destinatários os utentes entre os seis meses e os 64 anos de idade, com patologias crónicas associadas.

O protocolo recentemente assinado entre o Município de Santo Tirso, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação de Farmácias de Portugal, no âmbito do “Programa SNS Vacinação Local”, previa que fosse dirigido à população com idade igual ou superior a 65 anos, à semelhança do que havia acontecido no ano passado. A nova circular veio, no entanto, obrigar à sua atualização, no que se refere ao público-alvo.
Os munícipes com mais de 65 anos podem, no entanto, dirigir-se ao Centro de Vacinação, na Fábrica de Santo Thyrso, para serem vacinados, gratuitamente, contra a gripe. Em caso de necessidade, podem requisitar o Serviço de Transporte gratuito que lhes é assegurado pela Câmara Municipal. Para tal, deverão contactar o Município através do número de telefone 252 830 400.
Já os utentes entre os seis meses e 64 anos de idade que tenham patologias associadas passam a poder deslocar-se à farmácia da sua área de residência para receberem a vacinação gratuita. No momento, deverá ser apresentada a declaração médica emitida eletronicamente através da Plataforma de Prescrição Eletrónica de Medicamentos. Se a farmácia não tiver vacinas disponíveis, pode ser solicitada reserva.