Vacina da gripe gratuita nas farmácias para maiores de 65 anos

15 Novembro 2021

PROGRAMA “VACINAÇÃO SNS LOCAL” ARRANCOU HOJE

E ABRANGE TODO O CONCELHO DE SANTO TIRSO

A partir de hoje, 15 de novembro, os utentes com idade igual ou superior a 65 anos, ou com comorbilidades, podem receber gratuitamente a vacina contra a gripe nas farmácias da sua área de residência. A medida resulta de um protocolo assinado entre o Município de Santo Tirso, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação de Farmácias de Portugal, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”.

Depois do sucesso desta iniciativa em 2020, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, acredita que esta é uma forma de garantir que “os centros de saúde possam funcionar normalmente e dar resposta às outras questões de saúde que são fundamentais”.

Para o autarca, as farmácias têm vindo a desempenhar um papel fundamental na vida das pessoas e esta é, por isso, uma medida complementar à vacinação que já é levada a cabo pelo ACES Santo Tirso/Trofa.

“O agendamento das vacinas no Centro de Vacinação continua a ser feito, quer para a Covid-19, quer para a gripe, mas todos aqueles que, por alguma razão, não podem deslocar-se à Fábrica de Santo Thyrso ou ao Centro de Saúde, podem dirigir-se à farmácia mais próxima e ser vacinados contra a gripe”, explica.

“Ficamos muito contentes pelo reconhecimento dos nossos serviços”, garante, por seu turno, a presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco, acreditando que “a descentralização vai ser muito benéfica para a população”.

Uma opinião partilhada pela representante da Associação Nacional de Farmácias, Diana Amaral. “A assinatura deste protocolo é muito positiva porque quem tem a ganhar são as pessoas que, gratuitamente, podem ser vacinadas nestes locais”, sublinha.

O protocolo estende-se a todas as farmácias do concelho e espera-se que sejam vacinados cerca de dois mil utentes.