Unidade de Saúde de S. Martinho do Campo concluída

26 Janeiro 2015

As obras de construção da nova Unidade de Saúde de S. Martinho do Campo estão concluídas. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, o centro “está pronto para receber os equipamentos necessários para entrar em funcionamento”.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte já foi notificada do término da empreitada. “Aguardamos, agora, que a ARS/Norte avance rapidamente com a colocação de todo o mobiliário necessário para o novo centro e, em articulação com a Câmara Municipal, defina uma data de abertura da Unidade de Saúde de S. Martinho do Campo”, realça Joaquim Couto.

Algum tempo depois de ter tomado posse, o executivo municipal foi confrontado com os sucessivos atrasos na conclusão da obra e, de imediato, encetou conversações com a empresa construtora, com vista a inteirar-se da situação e procurar uma solução.

Apesar da Câmara ter cumprido com o que estava contratualizado, o atraso deveu-se a dificuldades financeiras por que passou a empresa construtora. Felizmente, e com o acompanhamento periódico dos trabalhos, os serviços municipais conseguiram que o empreiteiro concluísse a empreitada. “Caso não houvesse esta tentativa de chegar a bom porto, corríamos o risco de ter de rescindir o contrato. Isso implicava lançar um novo concurso público, o que seguramente iria atrasar a obra mais dois anos”, explica Joaquim Couto.

Com a conclusão das estruturas físicas da nova Unidade de Saúde de S. Martinho do Campo, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso manifesta, agora, preocupação relativamente aos meios humanos: “Nos últimos meses, assistimos a manifestações da população, reivindicando um aumento do número de médicos de família no centro de saúde. Esperamos que o Ministério da Saúde e a ARS/Norte estejam sensíveis a esta necessidade e juntamente com os meios materiais, reforce a nova unidade com um maior número de médicos”.

No piso superior, a nova Unidade de Saúde dispõe, para além de uma área de atendimento e secretaria, dez gabinetes médicos, sete gabinetes de enfermagem, três salas de tratamento, um gabinete polivalente e, ainda, um setor dedicado à Saúde Materna e Infantil, com zona de espera específica.

No piso inferior, dispõe de uma sala de reuniões, gabinete do coordenador, gabinete de planeamento e coordenação, sala de pessoal/cafetaria, vestiário de pessoal, depósitos de material clínico, terapêutico e de consumo, arquivo e, ainda, área para instalações técnicas, garagem e recolha temporária de resíduos sólidos.

A obra custou cerca de 1,1 milhão de euros.