Uma nova 'varanda' sobre o Largo Coronel Baptista Coelho

30 Outubro 2015

PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA PRACETA DO ALTO DA FEIRA MODERNIZA ESPAÇO PÚBLICO

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai avançar com a requalificação da Praceta do Alto da Feira, junto ao Largo Coronel Baptista Coelho. O projeto foi apresentado na passada sexta-feira, dia 30 de outubro, e visa “garantir uma melhor utilização do espaço público” e, essencialmente, “contribuir para a dinamização do comércio local”.

Num investimento de cerca de 300 mil euros, as obras de requalificação da Praceta do Alto das Feira preveem a reorganização da circulação automóvel e pedonal, bem como a modernização do espaço público, como forma de valorizar o património do Município.
Durante a sessão pública de apresentação do projeto, que decorreu nas instalações da Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), o presidente da Câmara sublinhou que este é mais um projeto que se insere num programa de requalificação urbana que o atual executivo tem vindo a implementar.

“Temos de valorizar o espaço público e, para isso, temos de alterar a vivência nestes espaços, nomeadamente através da criação de infraestruturas de qualidade, como serão o caso das esplanadas”, explicou Joaquim Couto, realçando a importância destas “para o comércio local”.

Ainda de acordo com o autarca, esta obra será “uma forma de atrair visitantes”, até pela intervenção que também será realizada na Escadaria do Alto da Vila e Ajardinamento da estrada da Vila, que fazem parte do projeto de melhoramentos no centro da vila, do arquiteto José Marques da Silva.

Segundo o projeto, que abrange uma área de quatro mil metros quadrados, a Praceta do Alto da Feira estará dividida em cinco espaços: circulação pedonal; circulação automóvel condicionada a viaturas de emergência; zona de esplanadas; zonas de estadia, com bancos públicos; e zonas verdes. A praceta servirá, assim, de «varanda» sobre o Largo Coronel Baptista Coelho.

A primeira fase da intervenção na Praceta do Alto da Feira foi realizada em maio de 2014, e envolveu a construção de infraestruturas da rede de drenagem de águas residuais pluviais e domésticas. A segunda fase encontra-se no período de concurso público, prevendo que as obras estejam concluídas no final de abril do próximo ano.