Último fim de semana de Palcos com muita comédia

17 Outubro 2018

PEÇAS DECORREM SEXTA-FEIRA E SÁBADO

O Palcos – Festival de Teatro Amador avança para o último fim de semana de espetáculos, com muita comédia à mistura. “Circo” e “Atores e Trovadores” vão estar em cena nos dias 19, sexta-feira, e 20, sábado, na Escola Secundária Tomaz Pelayo e no Centro Paroquial de Fontiscos, respetivamente, pelas 21h30. No sábado há, ainda, “A Revolta dos Ecopontos”, para crianças, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, às 16h00.

Sexta-feira, o Palcos entra na reta final de espetáculos de teatro com “Circo”, uma peça da Plebeus Avintenses. “«Circo» tem uma estrutura dramatúrgica semelhante à da vida: o constante jogo entre o poder e o perecível, o entretenimento e o paradoxal. Assume o espetáculo como a fuga das inconfidências íntimas. Circo pretende causar estranheza e proximidade, num jogo amplo nem sempre claro, que se definirá tanto mais pelas experiências pessoais do próprio espectador, deixando em aberto os limites de quem imita quem”, refere a sinopse da peça que poderá ser vista na Escola Secundária Tomaz Pelayo, pelas 21h30.

Sábado, à tarde, os mais pequenos poderão assistir no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, pelas 16h00, à “Revolta dos Ecopontos”, um espetáculo da Tin .Bra – Academia de Teatro que “apela de forma divertida, lúdica e pedagógica à consciencialização das pessoas sobre como devemos reduzir, reutilizar e reciclar todos os resíduos, no âmbito da recolha seletiva e compostagem doméstica, apontando questões importantes sobre a natureza e como a participação na preservação do meio ambiente é determinante”.

A última peça da edição deste ano do Palcos – Festival de Teatro Amador decorre sábado, pelas 21h30, no Centro Paroquial de Fontiscos, com “Atores e Trovadores”, interpretada pela Companhia de Teatro de Santo Tirso. “Chega um, e depois chega outro. Eis dois atores. E consigo vêm as suas trovas, as suas músicas e as suas tramas e falcatruas para quem quiser acreditar… Como tal começam por representar (ou lá o que seja que eles fazem), porque a verdade é uma: eles até podem ser bons atores, agora trovadores?”, descreve a sinopse desta peça.

A quarta edição do Palcos arrancou no passado dia 5 de outubro e decorre até dia 20, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e a Companhia de Teatro de Santo Tirso. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

2018-10-20, Companhia de Teatro de Santo Tirso, Actores e Trovadores 032018-10-19, Plebeus Avintenses, Circo 03