Trinta ideias de negócio em desenvolvimento na Fábrica de Santo Thyrso

18 Novembro 2019

SEGUNDA EDIÇÃO DO PROGRAMA SANTO TIRSO EMPREENDE ESTÁ EM CURSO

São 43 promotores, oriundos de 12 concelhos e com idades que oscilam entre os 18 e os 55 anos. Os 30 projetos selecionados para a segunda etapa do programa Santo Tirso Empreende estão a ganhar forma na Fábrica de Santo Thyrso, através de coaching personalizado e workshops especializados. De visita às sessões de capacitação, o presidente da Câmara, Alberto Costa, destacou a importância do empreendedorismo para o Município, que “já investiu cerca de 800 mil euros em programas de fomento do autoemprego e de novas ideias de negócio”.

O programa Santo Tirso Empreende procura estimular a capacidade inovadora e criadora no concelho, incentivando o aparecimento de ideias de negócio diferenciadoras. Direcionado para as áreas do turismo, design e moda, identificadas como estratégicas no Plano Municipal de Marketing Territorial, o projeto contempla um apoio completo e personalizado aos empreendedores.

Nesta segunda edição, a etapa em curso do programa traduz-se em coaching personalizado, direcionado para aquisição de competências transversais à gestão de negócios, e workshops especializados, focados no desenvolvimento de competências técnicas.

Alberto Costa demonstrou-se “muito agradado com a qualidade dos projetos”, congratulando-se por “todos preverem a criação de emprego qualificado”. Para o autarca, “é muito importante que a dinâmica de fixação de grandes multinacionais em Santo Tirso seja acompanhada pelo nascimento de pequenas empresas, com caráter diferenciador e que contribuam para a diversificação do tecido empresarial”.

É neste contexto, acrescentou, “que a Câmara de Santo Tirso já investiu cerca de 800 mil euros em programas que visam fomentar o autoemprego e incentivar o aparecimento de novas ideias de negócio”.

Após esta fase, os promotores deverão fazer uma apresentação pública dos projetos, estando prevista a seleção dos nove melhores para a terceira e última etapa, que contempla a elaboração do plano de negócios e seis meses de incubação gratuita.

A primeira edição do Santo Tirso Empreende terminou em maio. Os nove projetos vencedores usufruem, atualmente, de um período de incubação gratuita na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso. Três dos promotores desses projetos, Tiago Santos, Bruno Marques e Meire Santos, acompanharam o presidente da Câmara de Santo Tirso numa visita às sessões de coaching desta segunda edição, partilhando as suas experiências e aprendizagens. A visita decorreu no passado sábado.