Transporte gratuito liga freguesias ao centro da cidade na época natalícia

02 Dezembro 2022

CÂMARA PROMOVE A MOBILIDADE E O COMÉRCIO COM AUTOCARROS GRATUITOS

A Câmara Municipal de Santo Tirso volta a apostar nos transportes de Natal, ligando as freguesias ao centro da cidade através de autocarros gratuitos nos fins de semana e feriados de dezembro, com horários renovados para facilitar o planeamento das viagens. Este ano, até o Pai Natal prefere deixar o carro em casa.

Entre onde quiser, saia onde quiser: os autocarros gratuitos que nos fins de semana e feriados, a partir de 3 de dezembro, ligam as freguesias do concelho ao centro de Santo Tirso estão de volta. A medida chega com novos horários, mais detalhados, permitindo o planeamento dos trajetos consoante as necessidades. Deixar o carro em casa e aproveitar a comodidade dos transportes públicos para chegar ao centro torna-se, assim, mais simples.

“Esta é uma dupla aposta, queremos promover a mobilidade sustentável e, ao mesmo tempo, oferecer uma alternativa mais económica para as famílias virem até ao centro da cidade, ao mercado de Natal na Praça Conde São Bento e aos divertimentos na Praça 25 de Abril”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa. “Trata-se de uma opção mais cómoda, sem preocupações com trânsito ou estacionamento, e que permite aproveitar melhor o tempo da viagem em família”, acrescenta.

No total, são seis circuitos, com passagem por todas as freguesias do concelho, com duas partidas ao início da manhã e outras duas durante a tarde. No sentido inverso, há também sempre duas partidas ao final da manhã e outras duas ao final da tarde, num total de quatro viagens em cada sentido nos seis percursos, os passageiros podem entrar e sair nas paragens que quiserem ao longo dos diversos percursos.

Os horários completos dos autocarros podem ser consultados no site da Câmara Municipal em www.cm-stirso.pt.

Afinal, até o Pai Natal prefere deixar o carro – ou o trenó – em casa, lembra a campanha que a autarquia está a implementar para promover os transportes gratuitos durante os fins de semana e feriados de dezembro.

No centro da cidade, os autocarros vão parar e partir no parque de estacionamento junto à Câmara Municipal, permitindo um acesso rápido à Praça 25 de Abril, onde estão a roda gigante, a pista de gelo ou o escorrega, entre muitas outras atrações. Mas ficam também a dois passos do Mercado de Natal, na Praça Conde de São Bento e do comércio tradicional do centro da cidade.

De domingo a quinta-feira, as atividades na Praça 25 de Abril e na Praça Conde S. Bento irão funcionar das 14h00 às 20h00. À sexta e sábado, este horário irá prolongar-se até às 23h00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, os equipamentos irão funcionar das 10h00 às 13h00, encontrando-se encerrados no dia de Natal.

As diversões terão a seguinte bilheteira: comboio, 50 cêntimos; carrossel, um euro; pista de gelo, dois euros; roda gigante, dois euros (cabina VIP, 20 euros); escorrega gigante, um euro. Na pista de gelo e na roda gigante, as crianças até aos 12 anos de idade beneficiam de um desconto de 50 por cento.