Teatro está de volta em nova edição dos Palcos

30 Setembro 2019

DE 04 A 20 DE OUTUBRO HÁ ESPETÁCULOS GRATUITOS EM TODO O CONCELHO

Organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso e a Companhia de Teatro de Santo Tirso, o “Palcos” - Festival de Teatro Amador arranca a 4 de outubro para a quinta edição, com espetáculos de entrada livre em todo o concelho.

A conquistar cada vez mais público, o Palcos entra em mais uma edição recheada de histórias dramatizadas por várias companhias de teatro que extravasam os limites da comédia. O drama, os espetáculos infantis o registo trágico-cómico são algumas das apostas deste ano que contará, inclusive, pela primeira vez, com a presença de uma companhia de Teatro do brasil. Ao todo são oito peças que estarão em cena, em várias freguesias do concelho, até 20 de outubro.

“Há pessoas que acompanham todos os espetáculos do Festival e que já marcaram presença em várias edições”, adianta o presidente da Câmara, Alberto Costa, salientando o crescente sucesso da iniciativa. “Temos vindo a criar novos hábitos culturais na população, apostando na diversidade de espetáculos, mas também na sua descentralização”, explica, sublinhando que “isso tem sido visível nas lotações das salas que, de ano para ano, ganham público”.

Marcado para as 21h30, na Escola Secundária Tomaz Pelayo, o primeiro espetáculo é levado a cena pela Companhia de Teatro de Santo Tirso que, ao longo de 50 minutos, irá explorar a essência de “Uma Casa à Portuguesa”. Uma comédia que explora a dinâmica familiar em torno da celebração da reforma do pai.

Também pelas 21h30, no dia 5, o Teatro Experimental de Mortágua sobe ao palco do Centro Paroquial da Reguenga com o drama “A Forja de Alves Redol”. A 11 de outubro, é a vez do primeiro espetáculo de uma companhia internacional. “Cordel - Uma viagem pela cultura popular” é uma comédia de 50 minutos da Companhia Teatral de Procênio, no Brasil, que pode ser assistida no Centro Paroquial de Fontiscos. A mesma companhia que terá em cena a peça infantil “João e o pé de feijão” no dia seguinte, às 11h00, na Biblioteca Municipal. À noite, no Centro Paroquial de Areias, o Teatro Aviscena conta a história de “O Rei está a morrer”.

“Burro vai, burro vem” leva a Roderikus – Companhia de Teatro de Roriz, ao Centro Paroquial de Santo Tirso, dia 13 de outubro às 16h00. O último fim de semana será marcado pela comédia. Primeiro com “Josefina e Clementina”, dramatizada pelo Pateo das Galinhas, no Centro Paroquial de Monte Córdova, dia 19, pelas 21h30. No último dia estará em cena “Como estamos de amores?”, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, a última peça do Palcos, pelo Cale Estúdio Teatro.

Todos os espetáculos têm entrada livre. A programação está disponível no site do Município, www.cm-stirso.pt.