Street Workout e Espaço Desportivo são vencedores do OPJ 2019

24 Fevereiro 2020

VOTAÇÃO AUMENTOU 68 POR CENTO, EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR

Foram conhecidos, na última sexta-feira, os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2019. Espaço de Street Workout em Vila das Aves, de Pedro Paraty e Rui Carvalho, e Espaço Desportivo em Monte Córdova, de Luís Torres e Rafael Leal, foram as duas propostas mais votadas.

“Para além de querer felicitar os vencedores, quero destacar o aumento da participação e saudar todos os que, direta ou indiretamente, se associaram a este Orçamento Participativo Jovem. Ganham duas freguesias, ganha o concelho e, acima de tudo, ganha a democracia”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, na noite em que foram conhecidos os vencedores.
Atualmente na sexta edição, o OPJ 2019, contou com um aumento de 68 por cento no número de votantes, em relação ao ano anterior. No total, houve 848 jovens a escolherem os vencedores, entre as 19 propostas finalistas.
Alberto Costa fez ainda questão de motivar todos os que não ganharam a seguirem o exemplo dos vencedores Pedro Paraty e Rui Carvalho “ que voltaram a submeter a proposta que tinham a apresentado no OPJ 2018, demonstrando o quão importante é a perseverança ”.
A proposta mais votada, o Espaço de Street Workout em Vila das Aves, prevê a criação de um espaço ao ar livre para a prática de exercício físico e tem um orçamento de 12 mil euros. Imediatamente a seguir, ficou o projeto Espaço Desportivo. Luís Torres e Rafael Leal levaram a votação a construção de um polidesportivo na freguesia de Monte Córdova, com um orçamento de 100 mil euros.
A colocação de um relvado sintético, a recuperação dos lavadouros de Monte Córdova, a construção da Praia Urbana, a criação de uma sala snoezelen e dinamização de um programa de deporto adaptado e a construção da Horta Urbana, foram, retrospetivamente, os projetos vencedores desde que o OPJ foi implementado pela Câmara de Santo Tirso, em 2014.
O Orçamento Participativo Jovem é um instrumento que tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas, tendo um orçamento disponível de 120 mil euros. Desde 2018, os vencedores são escolhidos, exclusivamente, por jovens entre os 12 e os 30 anos, residentes ou estudantes no concelho, através da plataforma www.opjst.cm-stirso.pt.

Finalistas OPJ 2019