Sensibilizar para o autismo na Fábrica de Santo Thyrso

15 Janeiro 2018

PALESTRA “AUTISMO ROCKS” TEM LUGAR NO DIA 18 DE JANEIRO, PELAS 18H00

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 18h00, a Fábrica de Santo Thyrso recebe a palestra “Autismo Rocks”, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Associação Vencer o Autismo e a Área Metropolitana do Porto. Destinada a famílias e profissionais, a iniciativa pretende sensibilizar a comunidade em geral para a compreensão e aceitação das características do autismo. A entrada é gratuita.

“Autismo Rocks!... E todos entenderão o autismo”. Dia 18 de janeiro, pelas 18h00, a Câmara Municipal, em parceria com a Associação Vencer o Autismo e a Área Metropolitana do Porto promovem uma palestra sobre a temática do autismo, no Auditório IMOD da Fábrica de Santo Thyrso.

Com o projeto “Autismo Rocks!”, a Associação Vencer o Autismo pretende capacitar a comunidade em geral na compreensão e aceitação das características do autismo, uma problemática que afeta 1 em cada 100 crianças e para a qual não existe “cura”.

Pela incompreensão das características desta condição, bem como, pela ausência de soluções por parte dos agentes económicos e sociedade, não se implementam medidas que permitam apoiar e minimizar os impactos negativos junto das crianças, pais, irmãos e família. Assim, com esta palestra sobre autismo, os oradores Joe Santo e Susana Silva pretendem esclarecer e informar sobre a problemática, potenciando a interação da sociedade com estas crianças e jovens.

Para além da palestra e dos workshops, a Associação disponibilizará uma mentoria, durante três anos, aos habitantes de cada município da Área Metropolitana do Porto, incluindo Santo Tirso, para que as famílias e profissionais que acompanham crianças/jovens com a doença contribuam para o máximo desenvolvimento do potencial das mesmas.

No âmbito do projeto “Autismo Rocks”, terão ainda lugar workshops de formação para parceiros sociais e estratégicos sobre a temática, nos dias 23 e 24 de fevereiro na Fábrica de Santo Thyrso e nos dias 19 e 24 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Santo Tirso e Redes Escolares. Os interessados podem inscrever-se em www.vencerautismo.org/evento/ar-santotirso  .

A palestra de dia 18 de janeiro tem entrada livre, com inscrição gratuita mas obrigatória em https://goo.gl/XHwN4v  . A iniciativa tem a duração de duas horas, com conteúdos teóricos para pais e profissionais. Mais informação sobre o projeto em www.vencerautismo.org/autismo-rocks  .