Seniores vão ajudar crianças a criar hábitos de leitura

15 Fevereiro 2022

SANTO TIRSO LÊ +” É O PROJETO QUE PRETENDE PROMOVER A LEITURA ATRAVÉS DO CONVÍVIO INTERGERACIONAL

Arrancou, esta terça-feira, na Escola Básica da Ponte, o projeto Santo Tirso Lê+ que pretende promover o sucesso escolar e fomentar a aquisição de hábitos de leitura através do convívio intergeracional.

A Escola da Ponte, em S. Tomé de Negrelos, foi o palco do arranque do projeto “Santo Tirso Lê +”. Enquadrado na Rede Local de Promoção do Sucesso Escolar e no Plano de Ação Estratégico da área da educação, a iniciativa conta com um duplo objetivo. Por um lado, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “pretende prevenir o abandono escolar e promover a aquisição de aprendizagens através da leitura de histórias, bem como a obtenção de hábitos e gosto pela leitura”. Por outro, “a colaboração das Universidades Seniores neste projeto fomenta o convívio intergeracional, proporcionando uma troca de experiências e conhecimento que são muito importantes para o desenvolvimento das crianças”, acrescenta.

A primeira atividade do projeto contou com a participação da escritora Luísa Ducla Soares que, via online, acompanhou a sessão e respondeu às várias questões dos alunos. Um dos seus livros – “Os Ovos Misteriosos” – deu o mote para várias atividades e foi dramatizado com a colaboração de elementos das Universidades Seniores de Santo Tirso e de Vila das Aves.

Melhorar o sucesso escolar dos alunos, estimular a criatividade, o espírito crítico e a curiosidade, valorizando o seu bem-estar, são pontos essenciais do projeto que é direcionado a crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, e irá ser levado a todas as escolas.