Semana da Segurança Rodoviária

15 Setembro 2014

Uma “manifestação” de alunos vai marcar a semana dedicada à prevenção rodoviária, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em conjunto com diversas entidades do concelho, entre as quais o Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso e Trofa. Na próxima sexta-feira, dia 19, pelas 17h00, o vereador da Coesão Social, Alberto Costa, acompanhará os alunos da Escola da Ermida na defesa da utilização do cinto de segurança.

Os acidentes de viação são uma das principais causas de morte prematura, assim como de incapacidade, sobretudo para crianças, adolescentes e adultos jovens. Neste contexto, a semana dedicada à prevenção rodoviária, que ontem se iniciou, vai promover um conjunto de iniciativas de sensibilização sob o lema “Sinto-me Seguro”. O objetivo é, essencialmente, alertar para a necessidade do uso das cadeiras auto e cinto de segurança.

“A divulgação e a promoção das regras de segurança são instrumentos muito importantes na consciencialização da população para os perigos que derivam do não cumprimento das regras de segurança rodoviária”, explicou o vereador da Coesão Social e da Proteção Civil, Alberto Costa, justificando, assim, a adesão do Município à Semana da Segurança Rodoviária, que envolverá ações junto da comunidade educativa e da população em geral.

Entre as diversas ações que irão decorrer durante toda a semana, constam sessões informativas, demonstrações práticas nas escolas, bem como uma “manifestação” dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo das escolas de S. Martinho, S. Tomé, da Ponte, Ermida, do Bom Nome, de Agrela, Conde S. Bento e S. Bento da Batalha, no dia 19 de setembro. “A ideia é que as crianças se envolvam nesta causa, levando a mensagem aos pais”, sustentou Alberto Costa.

Assim, na próxima sexta-feira, e depois de uma ação de sensibilização que envolverá a Polícia Municipal de Santo Tirso e o ACES, pelas 16h00, na Escola da Ermida, com exercícios práticos sobre a utilização das cadeiras auto e do cinto de segurança, recorrendo a bonecos, o vereador da Coesão Social marcará presença naquele estabelecimento de ensino, pelas 17h00, para participar na “manifestação” dos alunos, na qual se alerta para a necessidade da utilização do cinto de segurança.

Para além da Câmara Municipal, estão também envolvidos neste projeto o Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso e Trofa, a PSP, a GNR e a Polícia Municipal de Santo Tirso.