Santo Tirso volta a receber Dia das Camélias

30 Janeiro 2018

17 E 18 DE FEVEREIRO NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A Fábrica de Santo Thyrso vai receber, no fim de semana de 17 e 18 de fevereiro, uma grande exposição de Camélias, uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende divulgar e promover esta flor de inverno, originária da Ásia, no início do século XIX, também conhecida como “rosa do Japão”. Além da mostra e do concurso, que irá eleger a “melhor” camélia, há ainda uma série de atividades paralelas.

A festa da camélia em Santo Tirso arranca já nos próximos dias 10 e 11, com a apresentação dos Dias das Camélias na Casa de Chá, no Parque D. Maria II, naquela que é uma organização da Câmara Municipal. A partir de dia 15, multiplicam-se as atividades, nomeadamente com a organização de sessões de convívio à volta da história da camélia, com a colaboração da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e do Instituto Nun’Alvres, para além de outras associações, escolas e floristas do concelho.

Dia 17 de fevereiro, pelas 15h00, tem início a exposição e o concurso das camélias na Fábrica de Santo Thyrso, na qual participam colecionadores e produtores. O evento, com entrada gratuita, pode ser visitado até às 18h00. No domingo, 18, a exposição está aberta entre as 11h00 e as 18h00, também com entrada gratuita.
Durante estes dois dias, a programação do Dia das Camélias envolve também dois ateliês. O primeiro, entre as 16h00 e as 18h00, é dedicado ao desenho e envolve a Escola Secundária D. Dinis. A inscrição é obrigatória, mas gratuita, e deve ser feita na Loja Interativa de Turismo.

Já no dia 18, domingo, o ateliê de poesia conta com a colaboração especial de Alice Coutinho, autora do livro de poesia “Sei das Palavras”. Sujeito a inscrição prévia gratuita, também na Loja Interativa de Turismo, a atividade irá decorrer na Fábrica de Santo Thyrso entre as 11h00 e as 13h00.