Santo Tirso vai ter pela primeira vez Carta Desportiva

12 Fevereiro 2015

O executivo municipal presidido por Joaquim Couto aprovou hoje, dia 12 de fevereiro, em reunião de Câmara, a proposta de revisão da Carta Educativa e a elaboração, pela primeira vez, da Carta Desportiva do concelho. Para o presidente da autarquia, o segundo documento permitirá “pôr em prática uma política desportiva que vai ao encontro das reais necessidades de Santo Tirso em matéria de infraestruturas, volume de investimentos, tipo de procura e oferta e tipo de prática realizada no Município”.

Já a revisão da Carta Educativa, homologada em 2007, resulta da necessidade de adaptar aquele documento estratégico à realidade socioeducativa do concelho e ao reordenamento da rede de equipamentos escolares.

Joaquim Couto reconheceu, no final da reunião ordinária de hoje, que “a Carta Educativa está desatualizada e já não responde aos objetivos para os quais foi criada”, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar para a revisão do documento, ao mesmo tempo que também arranca a elaboração da Carta Desportiva, uma vez que os dois instrumentos se relacionam.

“O que se pretende é uma visão de médio e longo prazos sob o ponto de vista do planeamento da rede escolar e desportiva e a sua articulação com as políticas de desenvolvimento do concelho”, defendeu Joaquim Couto.

O executivo municipal decidiu também, por unanimidade, dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval aos colaboradores do Município, levando em linha de conta as tradições carnavalescas existentes no concelho e o rol de atividades promovidas pela autarquia e por outras instituições de Santo Tirso.