Santo Tirso vai ter dois novos cursos técnicos superiores

18 Maio 2021

OFERTA FORMATIVA DA ESMAD ARRANCA EM OUTUBRO NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A partir do próximo ano letivo, o Município vai contar com dois novos cursos técnicos superiores profissionais (Ctesp): Motion Design e Efeitos Visuais; Design e Tecnologias para Aplicações Móveis. A oferta surge de uma parceria com a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) formalizada esta terça-feira, 18 de maio.

Enche-nos de satisfação poder contar com a qualidade da oferta formativa da ESMAD em Santo Tirso”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, salientando que “vem ao encontro de uma estratégia para a Educação que passa por apostar na formação profissional e na área tecnológica”.

“Sabemos que a tecnologia é o futuro e, por isso, tem sido um dos nossos principais enfoques, logo desde o primeiro ciclo, onde começámos com aulas de robótica, até ao ensino superior onde temos investido nos cursos técnicos profissionais”, acrescentou o autarca.

Motion Design e Efeitos Visuais, e Design e Tecnologias para Aplicações Móveis, da ESMAD, são os cursos que vão aumentar a oferta formativa superior no concelho que conta, atualmente, com três Ctesp do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Olívia Marques da Silva, presidente da ESMAD, adiantou que, no âmbito das duas turmas, “a expectativa é poder arrancar já com 30 alunos a partir de outubro”.

Destacando que, para o ensino superior politécnico, é fundamental a ligação às empresas, Olívia Marques da Siva acredita que poderá haver, a médio prazo, possibilidade de expandir a oferta: “Poderão surgir outras oportunidades em áreas que a própria zona de Santo Tirso necessite e que nós possamos oferecer”.

Os Ctesp são uma formação de dois anos letivos que confere diploma de ensino superior, apostando numa componente muito ligada ao mundo real de trabalho, dado que no último semestre, o aluno é colocado em estágio numa empresa ou organização.

A oferta formativa da ESMAD vai funcionar nas instalações da Fábrica de Santo Thyrso, as candidaturas serão feitas através do portal do Politécnico do Porto www.ipp.pt.