Santo Tirso vai ganhar praia urbana

31 Janeiro 2017

PROJETO VENCEDOR DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM 2016

Santo Tirso vai ter uma praia urbana, resultado da proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2016, revelada esta terça-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto. O projeto, orçado em 100 mil euros, envolve uma área de 10 mil metros quadrados.

Acesso a sol, relva, «chuva de água» e animação. Assim vai nascer a primeira praia urbana de Santo Tirso, no terreno junto ao início do passadiço, ao longo do rio Ave. A proposta partiu de André Paiva, Paulo Ribeiro, Rafael Rocha e Tiago Gonçalves, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de 2016.

“É um projeto que vai de encontro à linha estratégica da Câmara Municipal de Santo Tirso: aproximar a população do rio. Faz todo o sentido aproveitar o espaço verde que temos junto ao passadiço, para criar uma zona de lazer durante a época de verão”, realçou Joaquim Couto, já depois de ter anunciado a proposta vencedora.

De acordo com o projeto apresentado pelos quatro jovens, a Praia Urbana de Santo Tirso deverá dispor de espaço com guarda-sóis, serviço de bar e biblioteca. “O rio não será utilizado para banhos, no entanto, sugere-se que existam pulverizadores para os utilizadores poderem refrescar a totalidade do corpo”, defendem os promotores da proposta.

No projeto, André Paiva, Paulo Ribeiro, Rafael Rocha e Tiago Gonçalves sugerem ainda a existência de “uma esplanada informal, sem mesas, mas com pufes e camas de rede, música ambiente e, pontualmente, espetáculos culturais e atividades que se enquadrem com o ambiente chill out”.

Ainda em termos de atividades, a Praia Urbana de Santo Tirso poderá acolher sessões de ginástica ao ar livre, concertos e festas temáticas. “O nosso objetivo com esta proposta foi promover a ocupação dos tempos livres dos jovens, através da disponibilização de um equipamento de referência no concelho, mas também recuperar a tradição do envolvimento da população com o rio”, explicou Rafael Rocha.

Orçado em 100 mil euros, o projeto será, agora, adaptado pelos serviços da Câmara Municipal de Santo Tirso. A ideia, explicou Joaquim Couto, “é que esta praia urbana seja implementada numa área de 10 mil metros quadrados”, o que poderá, na sua capacidade máxima, acolher cerca de cinco mil pessoas.

A expetativa é que a Praia Urbana de Santo Tirso esteja a funcionar este verão. “O projeto terá, agora, de ser analisado em termos de viabilidade técnica. Tudo faremos para o conseguir concretizar ainda este ano, mas estamos dependente de outras entidades”, salvaguardou o autarca.

A terceira edição do Orçamento Participativo Jovem foi uma das mais participadas de sempre, envolvendo mais de um milhar, nas sessões de esclarecimento. As assembleias participativas, local onde são apresentadas, discutidas e votadas as ideias, contaram com a presença de 207 jovens, tendo sido escolhidas cinco, de nove, propostas para a final.

Para além da “Praia Urbana de Santo Tirso”, proposta vencedora, foram finalistas “Biblioteca de Jardim”, “Ciclovia”, “Coreto no Parque D. Maria II” e “Sozinho em Casa”.

Da primeira edição do OPJ, em 2014, saiu vencedor a proposta da criação de uma Horta Urbana que está a nascer junto à Fábrica de Santo Thyrso e que deverá ser inaugurada no primeiro semestre deste ano.

Promovido pela Câmara de Santo Tirso desde 2014 e destinado a jovens entre os 12 e os 30 anos, o Orçamento Participativo Jovem visa reunir opiniões e contributos da população jovem de Santo Tirso, permitindo adequar as políticas públicas e municipais às suas expectativas, e reforçando a qualidade da democracia.

Praia-Urbana-vai-nascer-junto-ao-rio

praia Urbana