Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso vai ganhar praia urbana

31 Janeiro 2017
Os vencedores do opj2016 com o presidente da c mara e o vereador da juventude 1 980 2500

PROJETO VENCEDOR DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM 2016

Santo Tirso vai ter uma praia urbana, resultado da proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2016, revelada esta terça-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto. O projeto, orçado em 100 mil euros, envolve uma área de 10 mil metros quadrados.

Acesso a sol, relva, «chuva de água» e animação. Assim vai nascer a primeira praia urbana de Santo Tirso, no terreno junto ao início do passadiço, ao longo do rio Ave. A proposta partiu de André Paiva, Paulo Ribeiro, Rafael Rocha e Tiago Gonçalves, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de 2016.

“É um projeto que vai de encontro à linha estratégica da Câmara Municipal de Santo Tirso: aproximar a população do rio. Faz todo o sentido aproveitar o espaço verde que temos junto ao passadiço, para criar uma zona de lazer durante a época de verão”, realçou Joaquim Couto, já depois de ter anunciado a proposta vencedora.

De acordo com o projeto apresentado pelos quatro jovens, a Praia Urbana de Santo Tirso deverá dispor de espaço com guarda-sóis, serviço de bar e biblioteca. “O rio não será utilizado para banhos, no entanto, sugere-se que existam pulverizadores para os utilizadores poderem refrescar a totalidade do corpo”, defendem os promotores da proposta.

No projeto, André Paiva, Paulo Ribeiro, Rafael Rocha e Tiago Gonçalves sugerem ainda a existência de “uma esplanada informal, sem mesas, mas com pufes e camas de rede, música ambiente e, pontualmente, espetáculos culturais e atividades que se enquadrem com o ambiente chill out”.

Ainda em termos de atividades, a Praia Urbana de Santo Tirso poderá acolher sessões de ginástica ao ar livre, concertos e festas temáticas. “O nosso objetivo com esta proposta foi promover a ocupação dos tempos livres dos jovens, através da disponibilização de um equipamento de referência no concelho, mas também recuperar a tradição do envolvimento da população com o rio”, explicou Rafael Rocha.

Orçado em 100 mil euros, o projeto será, agora, adaptado pelos serviços da Câmara Municipal de Santo Tirso. A ideia, explicou Joaquim Couto, “é que esta praia urbana seja implementada numa área de 10 mil metros quadrados”, o que poderá, na sua capacidade máxima, acolher cerca de cinco mil pessoas.

A expetativa é que a Praia Urbana de Santo Tirso esteja a funcionar este verão. “O projeto terá, agora, de ser analisado em termos de viabilidade técnica. Tudo faremos para o conseguir concretizar ainda este ano, mas estamos dependente de outras entidades”, salvaguardou o autarca.

A terceira edição do Orçamento Participativo Jovem foi uma das mais participadas de sempre, envolvendo mais de um milhar, nas sessões de esclarecimento. As assembleias participativas, local onde são apresentadas, discutidas e votadas as ideias, contaram com a presença de 207 jovens, tendo sido escolhidas cinco, de nove, propostas para a final.

Para além da “Praia Urbana de Santo Tirso”, proposta vencedora, foram finalistas “Biblioteca de Jardim”, “Ciclovia”, “Coreto no Parque D. Maria II” e “Sozinho em Casa”.

Da primeira edição do OPJ, em 2014, saiu vencedor a proposta da criação de uma Horta Urbana que está a nascer junto à Fábrica de Santo Thyrso e que deverá ser inaugurada no primeiro semestre deste ano.

Promovido pela Câmara de Santo Tirso desde 2014 e destinado a jovens entre os 12 e os 30 anos, o Orçamento Participativo Jovem visa reunir opiniões e contributos da população jovem de Santo Tirso, permitindo adequar as políticas públicas e municipais às suas expectativas, e reforçando a qualidade da democracia.

 

Praia-Urbana-vai-nascer-junto-ao-rio

praia Urbana

Partilhar
ColorAdd Icone