Santo Tirso tem nova atração gastronómica

08 Março 2018

CONCURSO “PUDIM CONDESSA ALDARA” JÁ TEM VENCEDOR

O concurso “Pudim Condessa Aldara”, lançado pela Câmara de Santo Tirso, já tem vencedor. Aquela que será a sobremesa oficial do Fim de Semana Gastronómico, promovido em parceria com a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, foi escolhida esta terça-feira, na Quinta de Fora.

O concurso foi lançado e o desafio aceite. Está escolhido o vencedor da prova “Pudim Condessa Aldara”, lançado pela Câmara de Santo Tirso para a criação de um novo produto gastronómico no concelho. Este novo pudim será a sobremesa oficial do Fim de Semana Gastronómico, promovido pela autarquia em parceria com a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte.

“A gastronomia é, sem dúvida, um dos nossos maiores ex-libris. Este concurso deu a oportunidade aos nossos munícipes de deixarem a sua própria marca na nossa gastronomia, ao mesmo tempo que vem renovar a nossa oferta. O Fim de Semana Gastronómico é um palco para mostrar isso mesmo, sendo que são muitos os que nos procuram nessa altura, não apenas pelos paladares, mas para conhecer um pouco mais do que temos para oferecer em termos culturais. Temos belíssimos parques, paisagens únicas, um Museu reconhecido além-fronteiras, jesuítas, Licor de Singeverga e agora o Pudim Condessa Aldara”, declarou aos jornalistas o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Entre 28 participantes, António da Silva Miranda, da Confeitaria Algarve foi o grande vencedor.

Todos os participantes foram avaliados em prova cega por um júri composto por Isabel Castro, diretora do Departamento Operacional do Turismo do Porto e Norte de Portugal; Miguel Cerqueira Correia, Grão-Mestre da Confraria do Vinho Verde; chef Miguel Oliveira, pudim Abade de Priscos “Viva o Rei”; chef Miguel Cizeron do Club House Vale Pisão; chef António Loureiro do “Cozinha” e Chef Renato Cunha do “Ferrugem”.

Associado à história do concelho, o nome desta nova sobremesa surge da carismática figura histórica do Município, a condessa Aldara, mãe de São Rosendo e “benemérita” do Mosteiro de São Bento. O Fim de Semana Gastronómico de Santo Tirso realiza-se entre 20 e 22 de abril.

Final do Concurso Pudim Condessa Aldara