Santo Tirso tem mais sete empresas com projetos de Interesse Municipal

11 Novembro 2020

INVESTIMENTO GLOBAL ASCENDE AOS 6,4 MILHÕES DE EUROS

O Município de Santo Tirso reconheceu, esta quarta-feira, sete novas empresas como Projeto de Interesse Municipal. O Investimento total ascende aos 6,4 milhões de euros e traduz-se na criação de 100 postos de trabalho.

Bandmar, J. D. Carneiro Mediação de Seguros, Jogo de Contrastes, Labeltecnica, Redicom, Plásticos Universal, e Saterry são as sete empresas que irão usufruir de apoios por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso, num total de 160 mil euros, em redução de taxas e benefícios fiscais.

Destinado a empresas que pretendam instalar-se no concelho e àquelas que, estando instaladas, apresentem projetos de expansão, o estatuto de Projeto de Interesse Municipal permite obter reduções em taxas e licenças municipais, taxa municipal de urbanização, derrama, IMT e IMI.

No total, as sete empresas irão investir cerca de 6,4 milhões de euros, o que irá permitir a criação de cerca de 100 postos de trabalho. “Estamos a falar de 160 mil euros de benefícios fiscais, que irão permitir a estas empresas avançar com os seus investimentos de forma mais célere e competitiva”, acredita o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, que reuniu esta quarta-feira, por videoconferência, com os sete empresários.

O autarca explica que “o Município tem desenvolvido políticas essenciais que estimulam os investimentos das empresas, fomentam a criação de emprego e o desenvolvimento de formação profissional”.

Alberto Costa avança que o objetivo é a “salvaguarda dos interesses da população”, algo que, acredita, também se traduz em apostar “na competitividade da economia do concelho, na diversificação do tecido empresarial e na atração de investimentos relevantes que caminham lado a lado com medidas que garantem a modernização dos equipamentos e das zonas empresariais”.

Estes investimentos são, por isso, “uma prova do dinamismo e do desenvolvimento económico e sustentável que se faz sentir e que queremos continuar a impulsionar”, continua.

Ao todo, desde 2016, já 69 empresas receberam o estatuto de Projeto de Interesse Municipal. Em causa está um investimento de cerca de 376 milhões de euros e a criação de 1381 postos de trabalho.