Santo Tirso tem 40 novos pontos de recolha seletiva

05 Fevereiro 2020

PONTOS DE RECOLHA DE SUPERFÍCIE FORAM INSTALADOS EM TODAS AS FREGUESIAS DO CONCELHO

Ao todo são 40 novos ecopontos que já estão espalhados pelo concelho. O objetivo é reforçar a rede de equipamentos de recolha seletiva e incentivar a reciclagem. Com a instalação dos novos pontos de recolha de superfície, o Município passa a ter um rácio de um ecoponto por 199 habitantes.

Durante o mês de janeiro foram instalados 40 novos ecopontos espalhados por todas as freguesias do concelho. A medida surge no âmbito do processo de reforço de contentorização da recolha seletiva, numa parceria com a Resinorte. Aos 306 ecopontos já existentes no concelho somam-se mais 40 que foram instalados em locais onde foi detetada a necessidade.

O objetivo, garante o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, é “aumentar o número de ecopontos espalhados pelo Município, de modo a diminuir a distância que a população tem que percorrer para depositar os resíduos e estimular, assim, a reciclagem”.

Só em 2019, em Santo Tirso foram depositados nos ecopontos mais de 1200 toneladas de vidro, 600 toneladas de papel, 500 toneladas de embalagens e cerca de 900 toneladas de pilhas. O autarca defende que se trata de “números muito positivos”, mas assegura que o objetivo é “que a população se empenhe, cada vez mais, na reciclagem e que Santo Tirso se consolide, como um Município onde a sustentabilidade ambiental se sente nas várias vertentes”.