Santo Tirso soma quarto galardão Amigo do Desporto

03 Dezembro 2019

DISTINÇÃO RECONHECE BOAS PRÁTICAS IMPLEMENTADAS NOS MUNICÍPIOS

É o reconhecimento nacional de “boas práticas de formação e intervenção no desenvolvimento do desporto”. Pelo quarto ano consecutivo, Santo Tirso foi um dos galardoados como Município Amigo do Desporto. “É sempre importante que entidades externas e independentes possam reconhecer o trabalho que é desenvolvido pela Câmara Municipal. Para Santo Tirso, é mais um momento de orgulho”, congratula-se o presidente da autarquia, Alberto Costa.

Atribuído pela Cidade Social, o galardão “Município Amigo do Desporto” volta a ser entregue a Santo Tirso. Este é o quarto ano consecutivo em que Santo Tirso é distinguido pelo trabalho desenvolvido em ações de promoção e incentivo à atividade física, na qualidade de organização, planeamento e gestão de eventos desportivos e na promoção de programas desportivos específicos como o Santo Tirso Ativo, as Jornada Desportivas Interescolas, o Programa de Desporto Adaptado ou o Programa Boccia Sénior.

“Encaramos o desporto como um fator determinante na qualidade de vida da população e receber este galardão há quatro anos consecutivos só demonstra que estamos a desenvolver iniciativas com qualidade e com comprovados benefícios para as pessoas”, alude Alberto Costa.

A gestão em rede das infraestruturas desportivas, o apoio ao associativismo desportivo e a forte aposta no desporto ao ar livre, praticado nas instalações desportivas naturais, foram outros dos fatores que contribuíram para a atribuição do galardão.

Acreditando que o Município “tem tido um papel fundamental na dinamização destas iniciativas”, Alberto Costa aponta que a prática desportiva tem ganho cada vez mais adeptos no Município. “Há pessoas que, pela idade ou pelos condicionalismos físicos, não praticavam qualquer tipo de desporto e os programas que temos vindo a desenvolver têm contribuído para a inclusão dessas pessoas, para estimular a sua atividade física e melhorar, obviamente, a sua saúde física e mental”, refere o presidente da Câmara de Santo Tirso.

O programa “Município Amigo do Desporto” foi desenvolvido em 2016 pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto e pela plataforma Cidade Social. O objetivo é reconhecer o valor desportivo, ambiental e solidário de organizações, instalações, eventos e programas desportivos implementados nos municípios portugueses.