Santo Tirso revalida título de Município Amigo do Desporto

18 Setembro 2017

Santo Tirso revalidou o título de Município Amigo do Desporto, atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (Apogesd). “Pelo segundo ano consecutivo, o concelho é reconhecido a nível nacional pelas suas políticas desportivas de excelência”, congratula-se o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

A avaliação para a atribuição do título Município Amigo do Desporto é feita em 10 áreas de atuação, nomeadamente organização, planeamento desportivo e dimensão económica, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Ao longo do último mandato, aponta Joaquim Couto, “Santo Tirso tem-se destacado pela promoção de múltiplos programas e eventos desportivos, com uma aposta clara no Turismo Desportivo, Desporto Verde e Desporto para Todos”.

As ações de promoção e incentivo à atividade física, a qualidade na organização, planeamento e gestão de eventos desportivos, a promoção de programas como o Santo Tirso Ativo – Desporto Sénior, ou das Jornadas Desportivas Interescolas, a gestão em rede das infraestruturas desportivas e a forte aposta no apoio ao associativismo desportivo, contribuíram para a atribuição do galardão.

“Existem muitos exemplos da forma como a Câmara de Santo Tirso tem promovido o desporto: acabámos de inaugurar um skate parque, triplicámos o número de campos sintéticos de futebol de 11, aumentámos os valores dos apoios dos contratos-programa com as associações desportivas, instituímos exames médicos gratuitos para todos os atletas do concelho e criámos diversos eventos e provas que potenciam o concelho a este nível”, enumerou Joaquim Couto.

A entrega do galardão “Município Amigo do Desporto” foi oficializada no dia 8 de setembro, em São João da Madeira, numa cerimónia da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, que contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, e do vereador do Desporto, José Pedro Machado.

O objetivo deste prémio é reconhecer o valor desportivo, ambiental e solidário de organizações, instalações, eventos e programas desportivos implementados nos municípios portugueses. O projeto assume-se como uma rede de partilha que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas no âmbito municipal do desenvolvimento desportivo em Portugal