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Santo Tirso representado na final do Concurso Nacional de Leitura

01 Abril 2022

CAMILA VILAS BOAS, ALUNA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DINIS,
GARANTIU APURAMENTO NA FASE INTERMUNICIPAL

Santo Tirso vai estar representado na final do Concurso Nacional de Leitura, que irá decorrer entre 10 de maio e 4 de junho. Camila Vilas Boas, aluna do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas D. Dinis, conseguiu o apuramento na fase intermunicipal da competição, que teve lugar em Santa Maria da Feira.

No total, foram 12 os alunos do concelho de Santo Tirso que chegaram a esta etapa, onde tiveram que realizar uma prova escrita e uma prova oral. Camila Vilas Boas foi a única selecionada para a prova de palco, garantindo o apuramento para a final nacional.

A estudante do quinto ano de escolaridade irá, assim, representar o município de Santo Tirso na fase nacional da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que visa estimular o gosto e os hábitos de leitura, bem como melhorar a compreensão do texto escrito. Esta iniciativa, promovida no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), tem como destinatários os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e os do secundário.

A etapa final será constituída por uma prova escrita online de pré-seleção, uma prova de vídeo e uma prova oral de palco. Nesta última, agendada para 4 de junho, participarão cinco finalistas, por cada nível de escolaridade, apurados na prova de pré-seleção online (categoria nacional) e quatro finalistas, dois do ensino básico e dois do ensino secundário, afetos às escolas do Camões IP – Rede de Ensino de Português no Estrangeiro – e da DGAE/DSEEPE (categoria internacional).

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, felicita Camila Vilas Boas pelo apuramento para a final do Concurso Nacional, desejando “as maiores felicidades” à aluna do Agrupamento de Escolas D. Dinis.

Segundo o autarca, “a criação de hábitos de leitura entre os jovens é um objetivo claro da Câmara Municipal de Santo Tirso, que ainda recentemente formalizou, com o PNL, a criação de um Plano Local de Leitura”.

“Estas práticas constroem-se ao longo do tempo, num ambiente familiar e escolar, onde as crianças e os jovens se sintam motivados. É nesse sentido que o Município aposta no reforço do trabalho em rede com as escolas, as bibliotecas e as famílias para promover a leitura”, conclui.

 

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