Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso recebe “Física sobre Rodas”

27 Julho 2022

INICIATIVA DECORRE DIAS 1 E 2 DE AGOSTO

Nos dias 1 e 2 de agosto, Santo Tirso vai receber a iniciativa “Física sobre Rodas”. Atividades, destinadas ao público em geral, vão decorrer na Praça 25 de Abril e na Praia Urbana, a participação é gratuita.

Desenvolvido pelos alunos do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico de Lisboa, o projeto tem como objetivo divulgar a Física junto da população em geral, de uma forma divertida e dinâmica, através da realização de experiências e contemplação do cosmos, com recurso a um planetário móvel e a telescópios.

Neste sentido, nos dias 1 e 2 de agosto estará instalado na Praça 25 de Abril o “Circo da Física” que funcionará das 10h00 às 12h30, e das 14h30 às 18h00. Através de um extenso arsenal de experiências, um autêntico circo, que engloba toda a área da Física, da mecânica clássica à relatividade geral e da termodinâmica à física de partículas, o público terá oportunidade de interagir e manusear experiências e descobrir a ciência que existe por trás do que se vê.

Já na Praia Urbana estarão disponíveis, nos mesmos dias, dois telescópios para observações astronómicas, entre as 22h00 e a 1h00. Ir-se-á falar sobre as constelações que se conseguem ver no verão e a sua relação com as de inverno, recordando os mitos gregos, romanos, sumérios e chineses que lhes deram os nomes.

A participação é gratuita, todos os interessados podem fazer pré-inscrição através do link  http://forms.gle/9uDmqQVfR5ru3QHP9.

Partilhar
ColorAdd Icone