Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso recebe Festival Internacional de Órgão

19 Outubro 2020

CONCERTOS DECORREM ENTRE 23 E 25 DE OUTUBRO

A partir da próxima sexta-feira, 23 de outubro, e durante três dias, Santo Tirso recebe a sexta edição do Fio- Festival Internacional de Órgão. Os concertos têm lugar no Mosteiro de S. Bento, Igreja Matriz de Fontiscos e Igreja Matriz de São Martinho do Campo.

Tem como objetivo valorizar o património organístico dos Municípios de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão e junta os maiores organistas portugueses e estrangeiros.  Com direção artística de Marco Brescia, o FIO chega esta semana a Santo Tirso depois de ter estado no município vizinho.

O arranque da segunda semana do festival acontece esta sexta-feira, dia 23, no Mosteiro de Santo Tirso, com a atuação do organista espanhol Javier Sáez Docón.

Com concerto marcado para as 21h00, Docón tocará no realejo histórico de Manuel de Sá Couto (c.1819-1822) do Mosteiro de Santo Tirso. No sábado, 24 de outubro, à mesma hora, terá lugar mais um recital de órgão, desta vez com o organista portuense Tiago Ferreira, que tocará no órgão Späth (1976) da Igreja Matriz de São Bartolomeu de Fontiscos.

O encerramento do festival acontece no domingo, pelas 17h00, na Igreja Matriz de São Martinho do Campo, com um concerto do organista italiano de origem brasileira, Marco Brescia, acompanhado pelo Cuarteto Alicerce de Santiago de Compostela. Serão interpretadas obras setecentistas para tecla e cordas, com destaque para o cravo italiano Alberto Colzani (2015) e o órgão positivo Späth (1981).

Todos os concertos têm entrada livre, limitada à capacidade recomendada de lotação de cada igreja. O uso de máscara é obrigatório.

Partilhar
ColorAdd Icone