Santo Tirso recebe exposição inédita na Península Ibérica

03 Novembro 2014

«COME-IN» ENTRE 7 DE NOVEMBRO E 14 DE DEZEMBRO NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

Santo Tirso vai receber uma das maiores exposições internacionais de design de interiores. «Come-In» chega pela primeira vez à Península Ibérica através da Câmara Municipal e da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, com inauguração marcada para o dia 7 de novembro, pelas 21h30. Esculturas, instalações e vídeos propõem uma reflexão sobre as conexões entre a arte e o design e o papel da peça de mobiliário no discurso artístico contemporâneo. A mostra é promovida pelos prestigiados Institut für Auslandsbeziehungen e Goethe-Institut e estará patente na Fábrica de Santo Thyrso até 14 de dezembro.
A exposição «Come-In: O Design de Interiores como Meio de Arte Contemporânea na Alemanha» reúne trabalhos de 25 artistas consagrados, entre os quais Christina Doil ou Dorethee Golz. Muitas das peças foram especialmente produzidas para esta mostra, que se focaliza em dois tipos de objetos: aqueles que tratam da memória pessoal e coletiva na tradição da escultura/e ou da arte da instalação e aqueles que assumem uma forma definitiva, apenas por meio do seu funcionamento comunicativo, ou seja, do seu uso prático.
Sendo uma exposição em itinerância desde 2010, esta é a primeira vez que ela poderá ser visitada pelo público na Península Ibérica. Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “é um privilégio para o Município acolher uma mostra de inquestionável qualidade e prestígio que permitirá projetar o nome de Santo Tirso na rota da cultura, da inovação e do design”.
Ainda segundo Joaquim Couto, a nave cultural da Fábrica de Santo Thyrso cumpre, assim, “as suas funções de cariz de animação urbana, permitindo aumentar a oferta cultural da cidade e atrair e captar públicos diversos”.

Come-In: Arte ou Design?
A exposição «Come-In: O Design de Interiores como Meio de Arte Contemporânea na Alemanha» levanta a questão da relação entre a arte e o design, abrindo um amplo panorama de prováveis reaproximações e claras distinções entre ambos, a partir da mostra de objetos, esculturas, instalações, vídeos e inserções de catálogo.
Todos examinam os efeitos das influências relacionadas ao interior no mundo do design, da cultura pop e da arquitetura moderna. Embora de maneira geral tenha partido dos designers a ideia de tentar enriquecer os seus trabalhos com elementos das belas-artes, adicionando-lhes conteúdo narrativo, referências ritualistas e simbolismos, hoje a ligação da arte com o design também parece ter sido revitalizada pelos artistas.
Os móveis, objetos e interiores, que podem ser classificados segundo a sua forma exterior inequívoca em grupos intitulados como móvel, luminária ou interior, revelam à segunda vista um caráter incómodo, colorido e exaltado, orientados que estão para a perceção humana ou para um evento comunicativo-situacional. Eles são sobretudo uma ideia, um projeto, uma encenação da perceção de uma situação condicionada por determinados elementos de instalação e arquitetura.

Fábrica de Santo Thyrso
Fundada em 1898, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso foi uma das mais emblemáticas fábricas do Vale do Ave, coração da Indústria Têxtil e do Vestuário portuguesa. É neste espaço, propriedade atual da Câmara Municipal de Santo Tirso, que está a ser concretizado um importante processo de regeneração urbana, traduzido no desenvolvimento de um quarteirão cultural e criativo em torno do sector moda, agora designado Fábrica de Santo Thyrso.
O projeto Fábrica de Santo Thyrso inspira-se em algumas das mais interessantes políticas e estratégias de revitalização e desenvolvimento urbano atuais, com uma aposta clara na articulação entre o fomento de indústrias culturais e criativas nas cidades e os processos de regeneração urbana.
A nave cultural, onde vai decorrer a exposição, é um espaço multifuncional com uma área total de cerca de 2.200 metros quadrados.