Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso promove residências criativas para jovens designers

06 Maio 2019

CÂMARA IRÁ ATRIBUIR TRÊS BOLSAS NO VALOR DE DOIS MIL EUROS

No âmbito do projeto europeu CREATEX – Herança Têxtil na Inspiração da Criatividade, o Município de Santo Tirso vai conceder três bolsas destinadas à realização de residências criativas no estrangeiro. As bolsas, no valor de dois mil euros, serão atribuídas a designers até 30 anos, que encontrem inspiração em materiais de arquivo, relacionados com o setor têxtil e do vestuário. As candidaturas devem ser feitas até 17 de maio.

O projeto CREATEX tem como objetivo a promoção do património têxtil como uma fonte de inspiração para a criação artística contemporânea. Desenvolvido no âmbito da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE), integra territórios com forte tradição no setor, incluindo, para além do Município de Santo Tirso, o Museu do Tecido de Prato (Itália), a Academia de Belas Artes de Łódź (Polónia), o Município de Gironella (Espanha) e a Academia Nórdica de Têxteis (Suécia).

Com o objetivo de sensibilizar para a preservação dos arquivos têxteis e incentivar a reinterpretação criativa do património deste setor, cada membro do projeto irá possibilitar a três jovens designers a realização de uma residência criativa e a produção de uma mini coleção.

Até 17 de maio, designers com menos de 30 anos residentes em Portugal poderão candidatar-se a estas bolsas, através da submissão do formulário de candidatura disponível na página do projeto, a produção de um vídeo de autoapresentação e o desenvolvimento de uma proposta para uma mini coleção inspirada no património têxtil dos territórios dos membros do projeto.

Os três selecionados terão a possibilidade de realizar uma residência criativa na Academia Nórdica de Têxteis, localizada na cidade de Boras, na Suécia. O programa inclui visitas de estudo a empresas têxteis, a museus de arte e a museus têxteis na área envolvente, bem como a participação num ciclo de workshops.

Terão também a oportunidade de desenvolver uma mini coleção (entre dois a cinco itens), inspirada no património têxtil. Estas mini coleções serão objetivo de exposição internacional em diversos locais da Europa, juntamente com o respetivo catálogo, conferindo aos participantes uma importante oportunidade de visibilidade à escala continental. Os vencedores das bolsas serão anunciados no dia 28 de maio, num evento público realizado na Fábrica de Santo Thyrso.

Além de organizar 15 residências criativas nos cinco territórios parceiros, o projeto CREATEX prevê também a organização de 10 workshops para promover o uso criativo de arquivos têxteis e de moda, uma campanha de digitalização envolvendo mais de 500 objetos, a exposição internacional em vários locais das mini coleções criadas pelos 15 designers europeus envolvidos nas residências e uma conferência final.

Partilhar
ColorAdd Icone