Santo Tirso promove 17ª Semana da Leitura

13 Fevereiro 2023

INICIATIVA DECORRE ATÉ 18 DE FEVEREIRO, COM DIFERENTES ATIVIDADES DIRIGIDAS
À COMUNIDADE EDUCATIVA E À POPULAÇÃO EM GERAL

A 17ª Semana da Leitura – “Santo Tirso a Ler+” arrancou hoje, na Fábrica de Santo Thyrso, com uma sessão que contou com a participação de alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, estabelecimentos de ensino com biblioteca escolar e, ainda, as universidades seniores de Santo Tirso e Vila das Aves. No âmbito desta iniciativa, a comunidade tirsense é convidada a suspender, amanhã, 14 de fevereiro, toda a atividade durante 15 minutos para se dedicar, exclusivamente, à leitura.

A sessão de abertura da 17ª Semana da Leitura, iniciativa dinamizada pela Biblioteca Municipal e pela Rede de Bibliotecas de Santo Tirso, contou com a presença da vereadora da Cultura, Ana Maria Ferreira, e do coordenador interconcelhio de Bibliotecas Escolares, António Pires.

Um dos momentos altos do programa acontece no dia 15 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, com a realização da fase municipal do Concurso Nacional de Leitura. Os vencedores ganham direito a participar na fase intermunicipal, de onde sairá o grupo de alunos que irão disputar a fase nacional.

O principal objetivo deste concurso de âmbito nacional, dirigido aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio na língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

Nas atividades preparadas para a Semana da Leitura estão envolvidos o Agrupamento de Escolas de S. Martinho, Tomaz Pelayo, D. Afonso Henriques, D. Dinis, a Escola Básica da Ponte, o Instituto Nun’Álvres, a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, o Colégio Santa Teresa de Jesus e a Escola Profissional de Serviços de Cidenai. Os encarregados de educação, funcionários das escolas e a população em geral estão também convidados a participar nas diversas atividades.

A Semana da Leitura é uma iniciativa de âmbito nacional, proposta pelo Plano Nacional de Leitura 2027. A Rede de Bibliotecas de Santo Tirso organiza um programa de atividades educativas e culturais que envolve mais de 20 bibliotecas de escolas de todo o concelho.