Santo Tirso presta tributo a Ondjaki no regresso da 'Poesia Livre'

08 Março 2022

CONCERTO SOLIDÁRIO DA CABO-VERDIANA CREMILDA MEDINA AGENDADO PARA 16 DE MARÇO

O poeta e escritor angolano Ondjaki vai ser o autor homenageado na edição deste ano da “Poesia Livre”, um evento que regressa a Santo Tirso, de 11 a 21 de março, após um interregno provocado pela pandemia.

A edição deste ano retoma o tema “Vozes da Lusofonia”, que acabou por não se concretizar devido à suspensão do evento em 2020, em virtude das restrições impostas pela covid-19.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “esta é uma iniciativa com um programa que procura encontrar diferentes formas de fazer chegar a poesia a todos e que este ano terá um significado especial porque concretiza o tributo ao Ondjaki, que pretendíamos já ter feito há dois anos”.

Aos 44 anos de idade, Ondjaki é autor nos mais diversos géneros literários, que vão da poesia ao romance, passando pelo conto e pela literatura infantojuvenil. A sessão de tributo, com a presença do escritor, terá lugar no edifício da Câmara Municipal, às 21h00 do dia 19 de março, e estará a cargo do professor Eusébio André Machado. Contará, ainda, com a presença de Luís Soares Barbosa e a atuação do Grupo de Gaiteiros da Ponte Velha.

Ondjaki, que marcará presença em várias escolas do concelho, tem obras traduzidas em inúmeras línguas. Desde a estreia literária, em 2000, foi alvo de várias distinções, entre as quais o Prémio Grinzane (2008), que o reconheceu como melhor jovem escritor africano, e o Prémio Bissaya Barreto (2012) pela obra “A bicicleta que tinha bigodes”. Com o romance “Os transparentes” venceu o Prémio José Saramago (2013) e o Prémio Litterature-Monde 2016, na categoria de literatura não francesa.

O programa da Poesia Livre vai estender-se por 10 dias, em vários pontos do concelho, designadamente escolas, associações e Biblioteca Municipal.

No dia 16 de março, a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso será palco de um concerto solidário da cantora Cremilda Medina, que representa a nova geração da música popular de Cabo Verde, no estilo Morna e Coladeira, tendo já sido distinguida com vários prémios internacionais, entre os quais o Best World Music. O espetáculo terá entrada gratuita, mas os espetadores serão desafiados a oferecer um livro à entrada, para ser oferecido às bibliotecas escolares de Cabo Verde.

“O programa foi pensado com o objetivo de tornar a Poesia Livre um evento transversal, dirigido a todas as faixas etárias, que promova, valorize e dê a conhecer a cultura dos países de língua portuguesa”, realça o presidente da Câmara de Santo Tirso.

O programa completo da “Poesia Livre” está disponível AQUI.