Santo Tirso na moda é mote para AYCH Creative Jam

“SANTO TIRSO INCLUSIVO, SUSTENTÁVEL

E NA MODA” É MOTE PARA AYCH CREATIVE JAM

Evento realiza-se quinta e sexta-feira, na Fábrica de Santo Thyrso

A Fábrica de Santo Thyrso acolhe, na próxima quinta e sexta-feira, o evento AYCH Creative Jam. A iniciativa, enquadrada no projeto europeu Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), consiste num desafio competitivo, ao longo do qual os jovens participantes terão oportunidade de formatar novas ideias de projetos para interagir com Santo Tirso.

Sob o tema “Santo Tirso Inclusivo, Sustentável e na Moda – Reinventa a cidade!”, a iniciativa consiste num desafio competitivo, criativo e empreendedor, no qual os participantes serão convidados a desenvolver novas ideias e projetos, tendentes a criar espaços e dinâmicas para o turismo, o lazer e o trabalho, para experimentar e interagir com Santo Tirso, enquanto cidade que se pretende inclusiva, sustentável e na moda.

O programa inclui a visita a pontos icónicos da cidade, workshops direcionados para a promoção do empreendedorismo e para o desenvolvimento de competências específicas e técnicas, sessões de desenvolvimento de projetos e a apresentação final das ideias em formato elevator pitch.

A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do INVEST Santo Tirso, é o representante português no projeto europeu AYCH, uma parceria internacional que tem como principal objetivo desenvolver novas abordagens nos serviços de apoio aos jovens em toda a área do espaço atlântico no setor criativo, procurando fomentar o empreendedorismo e emprego jovem.

A sustentabilidade ambiental e social representa também uma das prioridades do Município de Santo Tirso, numa perspetiva de evolução da cidade enquanto território criativo e inclusivo. O projeto AYCH contribui igualmente para estes desafios sociais, ao estimular a criatividade e pensamento crítico dos participantes.

O projeto AYCH, aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, conta com 13 parceiros, oriundos de Portugal, Espanha, França e Reino Unido. Vocacionado para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem, o programa oferece aos participantes múltiplas iniciativas para desenvolveram as suas competências, desde a realização de estágios internacionais e programas de incubação, à participação em workshops e desafios competitivos e empreendedores.