Santo Tirso lança Observatório Municipal da Educação

08 Janeiro 2021

PORTAL “EDUCA SANTO TIRSO” PRETENDE APROXIMAR A COMUNIDADE EDUCATIVA

A Câmara Municipal de Santo Tirso lançou o Portal “Educa Santo Tirso”, um Observatório Municipal virado para a Educação que irá permitir a partilha de informação entre toda a comunidade educativa bem como a análise de indicadores, resultados e boas práticas levadas a cabo no concelho.

No âmbito da estratégia municipal de promoção do sucesso escolar, a Câmara Municipal de Santo Tirso lançou o portal “Educa Santo Tirso”, que facilitará a comunicação entre toda a comunidade educativa.

“Em termos práticos, trata-se de um Observatório Municipal da Educação que tem disponível toda a informação sobre os projetos, atividades e serviços disponibilizados pelo município na área da educação”, explica o presidente da Câmara, Alberto Costa.

Avançar no sentido de uma Educação mais inovadora e inclusiva é um dos objetivos da plataforma que, acredita o autarca, “se tornou uma necessidade mais evidente durante o ano de 2020 onde as plataformas digitais assumiram um papel de enorme relevo no dia-a-dia de pais, alunos, professores e toda a comunidade”.

Santo Tirso tem, ao longo dos anos, apostado na implementação de plataformas e recursos que explorem as potencialidades do concelho e, na área da educação, a aposta passa, garante Alberto Costa, por “facilitar o acesso à informação, a diversos serviços e apoios socioeducativos e disponibilizar recursos educativos para o reforço e consolidação das aprendizagens adquiridas em contexto de sala de aula”.

Promover o envolvimento de todos na construção de um projeto educativo municipal transversal aos interesses, expectativas e necessidade é outra das grandes potencialidades da plataforma que se propõe ser um portal que fomente a proximidade entre todos os agentes que atuam no terreno.

Para além disso permitirá, igualmente, a análise de indicadores educativos, a reflexão sobre resultados, práticas e experiências inovadoras no concelho, contribuindo para a disseminação de boas práticas e estratégias de ensino e de educação.

O portal pode ser visitado em http://observatorio.cm-stirso.pt/ .