Santo Tirso ganha novo galardão Eco XXI

12 Dezembro 2018

QUALIDADE DA ÁGUA DO MUNICÍPIO PARA CONSUMO HUMANO COM PONTUAÇÃO MÁXIMA

A Câmara de Santo Tirso voltou a ser distinguido enquanto Município amigo do Ambiente. Pelo 11º ano consecutivo, Santo Tirso recebeu a bandeira verde ECO XXI, e viu a posição reforçada no ranking nacional, tendo mesmo alcançado pontuação máxima em diversos itens, entre os quais a “Qualidade da Água para Consumo Humano”.

Entregue aos municípios empenhados em trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável, pela Associação Bandeira Azul da Europa, o galardão ECOXXI identifica e reconhece boas práticas, valorizando, entre outros aspetos, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Do total de 50 municípios que se candidataram em 2018, Santo Tirso atingiu uma pontuação de 78,6 por cento, sendo que nos 21 indicadores de sustentabilidade analisados destacou-se na “Promoção da Educação Ambiental”, “Qualidade do Ar e Informação ao Público” e “Qualidade da Água para Consumo Humano”, alcançando a pontuação máxima. De destacar o indicador “Emprego”, onde Santo Tirso obteve a segunda melhor pontuação entre todos os Municípios participantes.

A bandeira verde ECOXXI 2018 foi entregue à vereadora do Ambiente, Ana Maria Ferreira, que acredita que “Santo Tirso está cada vez mais voltado para o desenvolvimento sustentável, satisfazendo as necessidades do presente, mas tendo em mente o planeta das gerações futuras”.

Composto por vários indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos Municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave como Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.