Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso é o único município da AMP "amigo das famílias" há três anos

28 Novembro 2019
Cmst nail 740x400px 28 11 1 980 2500

CÂMARA RECEBEU A BANDEIRA COM PALMA PELAS MEDIDAS DE APOIO QUE ESTÃO NO TERRENO

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis voltou a distinguir Santo Tirso como “Autarquia Familiarmente Responsável”. O Município foi o primeiro, e único, da Área Metropolitana do Porto a receber, esta quarta-feira, a bandeira com palma, equivalente a três anos consecutivos de boas práticas.

A continuidade das medidas “amigas das famílias” levadas a cabo pela Câmara de Santo Tirso levaram o Município a ser o único da Área Metropolitana do Porto (AMP) a ser agraciado com a bandeira com palma, entregue apenas aos detentores do galardão “Autarquia Familiarmente Responsável” por três anos ou mais anos consecutivos.

Empenhada no favorecimento da coesão social e na prevenção de situações de risco, “a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver um conjunto de amortecedores que foram fundamentais para proteger as famílias nos anos da crise e que continuam a ser levadas a cabo atualmente”, congratulou-se o vereador da Coesão Social, José Pedro Machado, após a cerimónia de entrega dos galardões que decorreu esta quarta-feira, em Coimbra, e que contou com a presença do secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

José Pedro Machado salientou “ser um orgulho para o Município ver este esforço reconhecido ao longo de três anos”, recordando que as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020, tal como já foi anunciado, mantêm as medidas de apoio social à população, às quais acrescem duas: a comparticipação na aquisição de lentes e armações de óculos, até um montante de 150 euros, bem como próteses dentárias, até 250 euros, para as pessoas com maior vulnerabilidade económica e social.

Na origem do galardão estão as medidas de apoio às famílias levadas a cabo na área da emergência social, da saúde, educação e impostos. Vacinação infantil, transportes e refeições escolares saudáveis; Subsídio Municipal ao Arrendamento; Plano Municipal de Emergência Social, redução de impostos; consultas de medicina dentária em Vila Nova do Campo e no Hospital de Santo Tirso; Cheque Escolar e o Programa de Desporto Adaptado são alguns exemplos da capacidade da Câmara Municipal de Santo Tirso em criar apoios não só para os mais carenciados, mas também para a população em geral. 

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social. 

A cerimónia de entrega dos galardões decorreu esta quarta-feira, em Coimbra. Dos 308 municípios portugueses, 76 foram premiados.       

Santo Tirso recebeu galardão de Município Amigo das Famílias    

Partilhar
ColorAdd Icone