Santo Tirso é o Município da AMP com maior taxa de aprovação de fundos comunitários

01 Fevereiro 2017

DOS 19,5 MILHÕES DE EUROS APROVADOS PELO NORTE 2020 ATÉ DEZEMBRO DO ANO PASSADO, 6,3 MILHÕES SÃO PARA PROJETOS APRESENTADOS PELO MUNICÍPIO

São dados oficiais, lançados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), entidade gestora dos fundos comunitários NORTE2020: Santo Tirso é o município da Área Metropolitana do Porto com maior taxa de aprovação de fundos comunitários. Até dezembro de 2016, quase 50% das verbas destinadas ao município já receberam “luz verde” por parte desta entidade. Graças ao bom trabalho da autarquia, o município irá ainda beneficiar de uma majoração de cerca de um milhão de euros, atribuída pelo Governo no âmbito do Acelerador de Investimento Portugal2020.

Santo Tirso está na frente dos Municípios da Área Metropolitana do Porto, com a maior taxa de aprovação de fundos comunitários. Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), entidade gestora dos fundos comunitários NORTE2020, 6,3 dos 19,5 milhões de euros aprovados até dezembro último estão destinados ao concelho.

“São resultados que confirmam que o Município de Santo Tirso fez o trabalho de casa e preparou o futuro a tempo e horas. Apenas os atrasos verificados na execução dos fundos estruturais, da responsabilidade do anterior Governo, impediram que os investimentos tivessem chegado ao terreno mais cedo”, explicou na reunião de Câmara da passada quinta-feira, o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Com uma dotação de 11 milhões de euros, o concelho já garantiu quase metade da verba que lhe foi atribuída pela entidade gestora dos fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). Até dezembro de 2016, Santo Tirso viu aprovados sete projetos apresentados ao NORTE2020 – o segundo município com mais candidaturas só tem aprovados três projetos – num total de 4,7 milhões de euros, ou seja, quase 50% das verbas destinadas ao concelho já receberam de decisão favorável por parte da entidade gestora dos fundos estruturais.

Também no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Santo Tirso está na frente dos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto. Até dezembro de 2016, dos 3,3 milhões de euros aprovados pelo NORTE2020, 1,5 milhões são projetos apresentados pelo Município de Santo Tirso, fruto de quatro candidaturas entregues na entidade gestora.

Os dados oficiais da CCDRN mostram assim que Santo Tirso é, de longe, aquele que mais candidaturas tem aprovadas e também aquele que maior volume de investimento já viu receber “luz verde” por parte do NORTE2020.

Graças ao trabalho que desenvolveu com vista a ter os projetos de candidaturas a fundos comunitários prontos, o Município de Santo Tirso vai ainda beneficiar de uma majoração de cerca de um milhão de euros, atribuída pelo Governo no âmbito do Acelerador de Investimento Portugal2020.