Santo Tirso é Município Amigo das Famílias

14 Novembro 2017

RECONHECIMENTO DO OBSERVATÓRIO DAS AUTARQUIAS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEIS

As políticas de ação social e de apoio à população do concelho valerem à Câmara Municipal de Santo Tirso a distinção de “Autarquia Familiarmente Responsável”, atribuído pelo Observatório responsável por esta área. “Há quatro anos elegemos a coesão social como uma das nossas prioridades. Ao longo deste período, implementámos no terreno dezenas de medidas, com vista a minorar o impacto da crise nos orçamentos das nossas famílias. Este reconhecimento externo só nos pode deixar orgulhosos do trabalho que estamos a desenvolver”, congratula-se o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Santo Tirso é um Município Amigo das Famílias, uma distinção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a câmaras que tenham práticas como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, entre outras.

Pela primeira vez, Santo Tirso recebe este título, tornando-se o único concelho da Área Metropolitana do Porto a ser distinguido nesta área. Orgulhoso do trabalho desenvolvido, Joaquim Couto salienta as medidas de coesão social têm tido impacto em “milhares de pessoas que vivem no Município de Santo Tirso”, apesar de ser, muitas vezes, uma área do trabalho municipal “com pouca visibilidade”.

“Mais de 60 por cento do nosso orçamento municipal tem sido destinado à coesão social e isso reflete-se nas dezenas de medidas que temos no terreno”, aponta o presidente da Câmara de Santo Tirso, sublinhando que ”as pessoas têm de estar no centro das prioridades políticas”.

Entre as medidas constam as vacinas gratuitas (rotateq ou rotarix) para os recém-nascidos; aulas de ginástica gratuitas em todas as freguesias para maiores de 60 anos (Santo Tirso Ativo); atividades gratuitas nas férias escolares para os alunos do 1º ciclo e das unidades de multideficiência (programa Mimar); transportes e refeições escolares; subsídio municipal ao arrendamento; bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior; consultas de psico-oncologia gratuitas para doentes e familiares; descida de impostos como o IMI, com benefícios para famílias com dependentes a cargo; e atividades culturais gratuitas.

A nível nacional, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu esta segunda-feira 61 municípios com a Bandeira Verde por terem práticas amigas das famílias. Santo Tirso é o único concelho na Área Metropolitana do porto com esta distinção e um dos dois únicos concelhos do distrito do Porto.

O Observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes vai decorrer às 17h00 de 29 de novembro, no Auditório da Fundação CEFA - Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.

Vacinação infantil_Santo Tirso