Santo Tirso é Autarquia Familiarmente Responsável pelo sexto ano consecutivo

30 Janeiro 2023

DISTINÇÃO RECONHECE MUNICÍPIOS QUE INVESTEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INTEGRADA DE APOIO À FAMÍLIA

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis voltou a distinguir a Câmara Municipal de Santo Tirso como uma das Mais Familiarmente Responsáveis, pelo sexto ano consecutivo. Iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas distingue municípios com práticas amigas das famílias.

O trabalho da Câmara Municipal de Santo Tirso para as famílias voltou a ser distinguido. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que avalia as políticas dos municípios portugueses, torna, assim, a distinguir as medidas municipais pensadas para as famílias.

Depois de receber o galardão nos últimos seis anos, Santo Tirso renova a “bandeira verde” da iniciativa criada pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, atribuindo uma bandeira aos municípios que investem em políticas para apoio às famílias.

“As famílias são a unidade mais pequena das nossas comunidades, são a base que cria o todo. Por isso, a nossa contínua aposta na qualificação do território, mas também a criação e implementação de medidas concretas para apoiar e melhorar a vida das famílias no nosso concelho é das principais prioridades das nossas políticas”, afirma o vereador com o pelouro da Ação Social, José Pedro Machado, que participou, na última quinta-feira, na cerimónia de entrega de bandeiras, que teve lugar em Coimbra.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Criado em 2008, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.