Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Santo Tirso distinguido por sustentabilidade ambiental

29 Dezembro 2020

MUNICÍPIO FOI O 3º MELHOR PONTUADO AO NÍVEL DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Pelo 13º ano consecutivo, Santo Tirso recebeu o galardão Eco XXI. Atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, a distinção reconhece as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal nas áreas ambiental, social e económica. O Município destaca-se no indicador “Mobilidade Sustentável”, no qual foi o terceiro melhor pontuado.

A Associação Bandeira Azul da Europa atribui, anualmente, o galardão ECO XXI como forma de reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade, valorizando a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, o programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas em áreas chave como Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território.

No total das 62 candidaturas apresentadas em 2020, foram distinguidos 56 municípios. Santo Tirso obteve um resultado final de 79,1 por cento, destacando-se no indicador “Mobilidade Sustentável”, no qual foi o terceiro melhor pontuado.

O Município obteve ainda a pontuação máxima nos indicadores “Transparência, Digitalização e Conetividade”, “Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e Desenvolvimento”, “Saúde e Bem-Estar” e “Qualidade do Ar e Informação ao Público”.

 

Partilhar
ColorAdd Icone